Jerusalém - Israel libertará 150 prisioneiros palestinos antes do fim do mês, como "gesto de boa vontade" nas negociações com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmud Abbas, disse hoje o porta-voz do premier, Ehud Olmert.
O porta-voz Mark Regev realizou o anúncio após a reunião entre Abbas e Olmert na residência do primeiro-ministro, da qual também participaram a chanceler israelense, Tzipi Livni, e o ex-premier palestino Ahmed Qrea.
A liberação, segundo Regev, será realizada em resposta "a um pedido do presidente Abbas".
O encontro entre Olmert e Abbas é o primeiro após a decisão do primeiro-ministro israelense, que enfrenta acusações de corrupção, de deixar o cargo quando seu partido Kadima eleger seu sucessor nas eleições primárias de 17 de setembro.
A parte palestina expressou, segundo fontes políticas, sua decisão de avançar nas negociações, independente de quem será o próximo primeiro-ministro.
As negociações serão o foco da visita que realizará à região a secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, em 20 de agosto.