Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificadosEmpregosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Sexta-feira, 21 de Novembro de 2008    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!













Um produto da
Texto Pronto Comunicação

Publicação produzida com o sistema JornalFácil da
PBP Interativa

:: Mundo ::
Colômbia
Uribe teria 79% dos votos se concorresse ao terceiro mandato
Domingo, 06/07/2008 - 13:44

Bogotá (Colômbia) - Pesquisa divulgada hoje (6) mostra que o presidente Alvaro Uribe teria 79% dos votos se tentasse um terceiro mandato. O adversário mais próximo, o ex-prefeito de Medellín Sergio Fajardo, teria 4%. Uribe subiu dez pontos percentuais em relação à ultima pesquisa, realizada antes da Operação Jaque, que libertou na quarta-feira (2) a ex-senadora Ingrid Betancourt e outros 14 reféns das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Na simulação sem a participação de Uribe, Fajardo aparece com 12% dos votos, seguido pelo ministro da Defesa, Juan Manuel Santos, com 10%. O ministro ganhou notoriedade depois do sucesso da operação. Nesse cenário, 48% dos entrevistados disseram que não votariam, votariam em branco ou não souberam.

Uribe já está no segundo mandato e a Constituição veta o terceiro. Comenta-se na Colômbia, no entanto, a possibilidade de se emendar a Constituição para permitir que ele continue no poder, para manter o combate às Farc. A Suprema Corte questiona atualmente a emenda que permitiu a primeira reeleição, em 2006, aprovada durante o primeiro mandato de Uribe, a exemplo do que ocorreu no Brasil com Fernando Henrique Cardoso. Uribe sugeriu a convocação de um referendo para saber se o povo ratifica o mandato que ele exerce atualmente.

A consulta popular, realizada pelo Instituto Ipsos-Napoléon Franco com 1,2 mil pessoas e divulgada pelo jornal El Espectador, não menciona Ingrid Betancourt entre os candidatos. Outra consulta, realizada pela Datexco Company no dia seguinte ao do resgate e divulgada pelo jornal El Tiempo revela que 39,6% apóiam a candidatura de Ingrid e 54,4% sao contra. Foram realizadas 700 entrevistas. Caso a candidatura da ex-senadora se concretizasse, 38,9% votariam nela e 52,3% não votariam.

A eleição presidencial colombiana está prevista para 2010. Ingrid Betancourt, que era adversária de Uribe na campanha de 2002, quando foi sequestrada, deixou o cativeiro dizendo que a operação de resgate foi perfeita e elogiando a gestao de Uribe.
Depois do resgate de Ingrid Betancourt e outros 14 reféns, na última quarta-feira (2), a popularidade do presidente Álvaro Uribe, que já era alta, disparou. Pesquisa do Instituto Yanhaas divulgada sexta-feira (4) mostra que 91,72% dos colombianos aprovam a gestão Uribe. Cresce a pressão para que a Constituição seja mudada, permitindo que ele dispute o terceiro mandato.

| Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão
(23:37) FMI alerta para risco de catástrofe econômica
(23:15) Ilha da Sicília recebe 596 imigrantes ilegais em um só dia
(22:15) Vaticano alerta para 'genocídio silencioso' no Congo
(22:02) Bahia derrota o Marília por 2 a 1 em Feira de Santana
(21:50) Hillary Clinton aceita será secretária de Estado, diz NYT


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificadosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2007 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.