Farc ainda mantém de 350 a 700 reféns na selva colombiana
Agência ANSA
Sexta-feira, 04/07/2008 - 12:47
Bogotá - O governo colombiano calcula que ainda existam de 350 a 700 pessoas em poder das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), em sua maioria ex-militares e agentes policiais. Alguns deles são reféns há mais de 10 anos.
Depois da libertação de Ingrid Betancourt, ocorrida nesta quarta-feira, agora as Farc teriam em mãos 24 reféns de importância estratégica para a guerrilha, que podem ser oferecidos em intercâmbio com 500 guerrilheiros presos.
Na operação do exército colombiano que resgatou a ex-candidata à presidência do país, também foram libertados três norte-americanos e 11 militares e policiais colombianos.
Entre os principais seqüestrados que ainda permanecem na selva estão Alan Jara, ex-governador do departamento (estado) de Meta, e o parlamentar Oscar Tulio Lizcano.
No dia 10 de janeiro deste ano, as Farc libertaram unilateralmente a colaboradora de Ingrid Betancourt, Clara Rojas, e a ex-senadora Consuelo Rodriguez, seqüestradas em 10 de setembro de 2001. Em 27 de fevereiro, quatro ex-deputados também foram soltos: Gloria Polanco, Orlando Beltran, Luis Eladio Perez e Jorge Gechem.