Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificadosEmpregosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Terça-feira, 7 de Outubro de 2008    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!













Um produto da
Texto Pronto Comunicação

Publicação produzida com o sistema JornalFácil da
PBP Interativa

:: Ti-Ti-Ti ::
Quebra-cabeça
Continua polêmica sobre nacionalidade de Gardel
  • Agência ANSA
  • Segunda-feira, 23/06/2008 - 14:15

    Há 73 anos da morte de Carlos Gardel, unanimemente considerado o maior cantor de tango de todos os tempos, continuam as controvérsias sobre a nacionalidade do artista, sobre a qual existem duas teorias: aquela segundo a qual ele era francês, nascido em Toulouse, e a outra segundo a qual ele nasceu em Tacuarembo, interior do Uruguai.

    A mais nova peça do jamais solucionado quebra-cabeça surgiu de uma pesquisadora argentina, Martina Iniguez, que afirma ter identificado a escola primária freqüentada por Gardel no "bairro sul" de Montevidéu, mítico epicentro do tango e do candombe, a música afro-uruguaia.

    Segundo o jornal El País, de Montevidéu, Martina lançou sua pesquisa com base em uma velha foto de classe, segundo ela tirada naquela que era então a escola pública número 27, na rua Durazno, onde se encontra a associação cultural hebraica Jaime Zhitlovsky.

    No entanto, a própria Martina admite não ter conseguido encontrar nenhuma confirmação da presença de Gardel naquela escola, mesmo sustentando que a foto demonstra "de modo indiscutível" que o cantor freqüentou as escolas primárias de Montevidéu, apoiando assim a tese sobre seu nascimento em Tacuarembo.

    A ambigüidade com que o próprio Gardel falou toda a vida de sua biografia - "nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade", costumava dizer - assim como a proibição por parte da Justiça argentina de efetuar testes de DNA com os restos mortais do cantor, presentes no cemitério da Chacarita em Buenos Aires, nos fazem acreditar que a controvérsia provavelmente não será jamais solucionada.

    O Estado uruguaio proclamou o dia 24 de junho - data da morte do cantor, vitima em 1935 de um acidente aéreo em Medellín (Colômbia) - como "dia nacional de Carlos Gardel", com uma série de homenagens oficiais em Tacuarembo. Já a Unesco, ao proclamar a voz do cantor como "patrimônio da humanidade" em 2003, definiu-o como "cantor argentino nascido na França".

    | Próxima Notícia >>

    Leia Também


    JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
    Primeiro Nome:
    Profissão:
    E-Mail:
    Assinar  
    Cancelar  
    Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

    << Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


    BLOG DO JM

    ALÔ BAHIA

    :: Plantão
    (23:10) Ahmadinejad diz que crise é o fim do capitalismo
    (23:09) Rio aumenta para R$ 100 mil o seguro para agente de segurança morto
    (23:04) Lula vai definir na próxima semana em quais palanques subirá
    (22:35) Procon fiscaliza lojas de brinquedos em Salvador
    (22:33) Meirelles explica teor de MP que tenta evitar efeitos da crise de liquidez


    :: Enquete
    A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
    Desculpe-nos pelo transtorno.

    Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


    CapaClassificadosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

    Copyright 2001-2007 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.