Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Sexta-feira, 25 de Julho de 2014    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Divirta-se ::
Festa
Muitas atrações no São João de Santo Antônio de Jesus
Segunda-feira, 09/06/2008 - 18:35

“Arrasta pé”, comidas típicas e muita animação. Misturar esses ingredientes é a receita certa para o sucesso da festa mais tradicional do nordeste brasileiro, e em 2008 o melhor São João acontece a apenas 184 km da capital baiana. Este ano a Prefeitura de Santo Antônio de Jesus está investindo nas melhores estruturas para garantir muito forró e alegria durante a festa junina.

Cerca de 150 mil pessoas devem visitar o município entre os dias 21 e 24 de junho, e poderão curtir shows de grandes referências da música nordestina. Já confirmaram presença a cantora Elba Ramalho, a estourada banda de Natal (RN) Cavaleiros do Forró e o forrozeiro Adelmário Coelho. O evento é organizado pela Atenas Eventos, sob a coordenação de Paulo Leal.

TURISMO

Passar o São João no recôncavo baiano têm sido a melhor opção para quem quer dançar muito forró, se cercar de belezas naturais e atrações turísticas sem abrir mão do conforto. Todos esses atrativos estão reunidos a apenas duas horas da capital baiana, no município de Santo Antonio de Jesus.

Graças às boas condições de acesso à cidade (principalmente para quem viaja pela excelente estrada da BR 101), à receptividade dos conterrâneos e à infra-estrutura da cidade, Santo Antonio se tornou o principal destino de quem quer aproveitar as tradições do São João com qualidade e serviços da “cidade grande”. As variedades de hotéis, restaurantes e pontos de visitação e comércio, garantem boa estada aos visitantes que podem passar longas temporadas na cidade.

“Santo Antonio é maravilhoso! Passo o São João lá desde muito pequena e não troco por nenhum outro lugar. Recomendo a qualquer pessoa um passeio para conhecer o município e se encantar pelo seu ar interiorano e por tudo que a cidade oferece. Com certeza quem vai a Santo Antonio durante as festas juninas não escolhe outra cidade”, garantiu a banqueteira Adryellie Barreto, 21 anos, residente em Salvador.

Obras – Para receber ainda melhor os turistas, ruas e praças do município estão sendo revitalizadas e prometem valorizar ainda mais a região. Com recursos próprios, a Prefeitura investiu R$ 150 mil em obras de recapeamento asfáltico de uma das principais avenidas da cidade, a Antônio Carlos Magalhães, e está recuperando a Praça da Biblioteca, que fica próxima ao circuito da festa, e outras praças, tudo para garantir o lazer e a beleza da cidade.

“É pela Avenida ACM que as pessoas entram e saem de Santo Antônio de Jesus, e para que esse trânsito flua com conforto para conterrâneos e turistas, especialmente nesse período de maior fluxo, é que nós realizamos a obra. Nossas praças também estão ficando muito bonitas e serão entregues no início de junho, assim no São João o turista vai encontrar uma cidade revitalizada e aconchegante”, explicou Durval Samuel de Souza Filho, Secretário de Infra-estrutura do Município.

Estada – Entre as 16 opções de hospedagem, uma das mais procuradas está localizada a cinco minutos de Santo Antônio de Jesus e é também o ambiente mais indicado para os turistas aproveitarem as riquezas naturais da região. O Hotel Fazenda São Geraldo Park Show oferece uma das mais belas vistas do município, deliciosas iguarias regionais servidas no requintado restaurante Jockey, excelentes instalações em chalés muito aconchegantes e inúmeras opções de lazer para adultos e crianças.

Outro hotel famoso é o Antonius Imperial Hotel, no centro da cidade. Com 69 apartamentos e mais de 130 leitos a disposição, o Antonius chega a 100% de sua ocupação no período junino. “O São João de Santo Antônio é muito tradicional, por isso recebemos tantos turistas, muitos da Bahia, outros do Rio de Janeiro, São Paulo e até do Rio Grande do Sul”, contou o gerente geral Luiz Paulo Cardoso.

Atrativo – O comércio, considerado o mais barato da Bahia, também movimenta a entrada de visitantes que aproveitam para fazer compras durante o São João. Além do crescimento industrial na região, o dinamismo econômico e a boa infra-estrutura da cidade favorecem os serviços e o comércio urbanos, especialmente na área de móveis. “Sem dúvida é muito mais barato comprar lá. Perdi as contas de quantas vezes viajamos em busca de moveis e roupas mais baratas e sempre valeu à pena”, garantiu Adryellie Barreto.

DECORAÇÃO

A decoração junina de Santo Antônio de Jesus já começou a ser produzida. Este ano, conterrâneos e visitantes verão a cidade enfeitada mais cedo e poderão apreciar verdadeiras obras de arte que resgatam a tradição do São João. Com o tema “Brinquedos e Folguedos” o município exibirá réplicas de brincadeiras e ornamentações características das antigas festas realizadas em homenagem aos santos do mês de junho.

“Nossa intenção é relembrar o São João antigo, quando as pessoas brincavam de pular fogueira, com o pau de fita, dançavam o tradicional forró pé-de-serra com a figura dos três forrozeiros, subiam no pau de sebo, enfim, mantinham velhos costumes”, explicou Assunção Oliveira, artista plástica e assessora da Superintendência de Cultura do Município.

Para conceber essa idéia serão confeccionados muitos bonecos de dois metros de altura e vestidos com trajes típicos, balões de São João, paus de fita e de sebo, fogueiras, além das indispensáveis bandeirolas. Outro grande atrativo será a casa de taipa que estará aberta à visitação. Com decoração interna que retratará o aconchego da vida sertaneja, o público poderá entrar, fotografar e ainda será servido com iguarias típicas como mingau e paçoca.

Este ano a decoração da cidade foi ampliada e abrangerá não só todo o circuito da festa, concentrado na Rua da Linha (ou Largo da Brama, como é mais conhecido), como a Rua Roberto Santos, que liga a entrada do município à Praça Rio Branco, no centro. Para isso, Assunção trabalha com uma equipe de 20 pessoas que estão se dedicando unicamente ao São João.

“Começamos a produção no início do mês de maio e queremos enfeitar a cidade ainda na primeira quinzena de junho. Por isso, nossa equipe, que envolve pintores, artesãos, artistas plásticos e até atores, está trabalhando dia e noite para cumprirmos o nosso prazo e executarmos tudo como planejado”, disse Assunção.

Além do reaproveitamento de materiais dos anos anteriores, a equipe irá adquirir novos materiais para a montagem decoração. Para a execução do trabalho, a Prefeitura Municipal cedeu um galpão e o estádio de futebol José Trindade Lobo para conforto dos artistas. “Este é o terceiro ano que nós, artistas locais, somos os responsáveis pela decoração da nossa cidade. Isso nos motiva e reforça a importância de se valorizar a cultura e o trabalho locais”, declarou a artista plástica.

MODA

Há muito tempo não se vê nas ruas, em meio às fogueiras e ao forró do São João, pessoas com roupas características das festas juninas. Vestidos quadriculados para as meninas e calças remendadas para os meninos deixaram de fazer parte do imaginário adulto e hoje só encantam as crianças, que aproveitam a época para curtir o figurino “caipira”. Atualmente o que determina o visual do público, que viaja para os diversos municípios baianos em busca de um bom forró, é a tendência outono/inverno do ano.

Em 2008 a moda deu um empurrãozinho e o que vai predominar é o jeans, sempre em evidência, e as peças de alfaiataria em algodão e com uma diversidade de estampas xadrez. As vitrines das lojas já oferecem ao consumidor modelos variados de peças mais quentes, para quem vai enfrentar o friozinho de algumas regiões, e modelos mais despojados que não abandonam a elegância, a exemplo das blusas Tricoline para as mulheres, grande parte com desenhos quadriculados.

Quem reforça essa tendência é Lídia Oliveira, supervisora de marketing da loja Dix Modas, maior revendedora de grifes em Santo Antônio de Jesus. “O público hoje, especialmente aqui em Santo Antônio onde os consumidores seguem a moda à risca, está antenado com as tendências de cada coleção. O consumidor procura o que está se usando nas grandes metrópoles e não abre mão de estar atual nem no São João”, explicou a supervisora.

Segundo Lídia o período junino ainda é uma das melhores épocas de vendas das lojas de roupa e este ano os clientes já determinaram o que vão querer. “Praticamente dobramos o nosso estoque de calças jeans e oferecemos todos os modelos, especialmente o skinny, com pernas mais justas tanto para homens, quanto para mulheres. Vestidos de malha e algodão, e peças que voltaram com tudo, como shorts de cintura alta e de alfaiataria e blusas de algodão com estampadas xadrez, também são produtos muito procurados”, comentou.

Para incrementar, cintos largos e botas também são produtos em alta e complementarão o figurino, formando um visual moderno com características típicas das tradições juninas. Quem quiser entrar ainda mais no clima, pode usar e abusar dos chapéus de palha que serão facilmente encontrados e cairão bem com as vestimentas.

ATRAÇÕES

Adelmário Coelho - O “dois pra lá, dois pra cá” na noite de 21 de junho, dia oficial da abertura do São João no município, será embalado por Adelmário Coelho que este ano garante muitas novidades para os amantes do forró.

Com 13 anos de estrada, 13 álbuns lançados e muita experiência profissional, o cantor tem mesclado o tradicional e o moderno num show diferenciado. Com banda completa, incluindo novos elementos como metais e instrumentos de corda, o forrozeiro imprime sua marca e apresenta um belo espetáculo para público.

Os fãs do artista podem ensaiar para cantar grandes sucessos presentes no repertório como "Bahia, Forró e Folia", "Não Fale mal do meu país" e "Petrolina e Juazeiro". Os dias seguintes da festa serão animados pela banda Cavaleiros do Forró, dia 22 de junho, e Elba Ramalho, 23, entre outras atrações locais e nacionais.

Cavaleiros do Forró - Outra atração de peso que confirmou presença no São João de Santo Antônio de Jesus foi a banda Cavaleiros do Forró que será a participação mais esperada durante a segunda noite da festa (22 de junho) e promete animar o público com o agito do forró elétrico, ritmo lançado por eles no Rio Grande do Norte que conquistou o país.

A novidade desse ritmo transformou Cavaleiros do Forró num fenômeno desde 2001, quando o grupo iniciou sua carreira. Rapidamente a novidade ganhou o cenário nacional, inspirando o surgimento de novos grupos que passaram a tocar o forró mais acelerado e dançante. A Cavaleiros é comandada por Eliza, Ramon, Jailson e Bell, que se revezam no palco e dinamizam o show, fazendo os fãs cantarem e dançarem a noite inteira. Entre os hits mais famosos estão “É Gaia”, “Tô Doido”, “Cachaça, Mulher e Gaia” e o mais recente “Senta que é de menta”.

Na carreira de sucesso de apenas sete anos, a Cavaleiros do Forró já contabiliza oito CD’s e dois DVD’s, sendo o primeiro gravado em 2004 no Estádio Machadão, na cidade de Natal, para um público de 60 mil pessoas. Já no segundo, gravado também na mesma cidade, o público chegou a 200 mil pessoas. Na turnê de 2005, a banda chegou a fazer 350 shows, se apresentando para cerca de quatro milhões de fãs.

Elba Ramalho - Este ano a maior cantora das raízes nordestinas escolheu a cidade baiana para celebrar a maior festa popular da região. A paraibana Elba Ramalho subirá ao palco na noite de 23 de junho para animar o público e cantar os maiores sucessos de sua carreira.

Há muitos anos fazendo apenas o São João de Campina Grande nesta data, Elba vem para a Bahia e traz um grande espetáculo para seus fãs. Com 25 discos solo lançados e músicas consagradas em sua voz como Bate Coração, Gostoso demais, Pedras que cantam, entre muitas outras, Elba reúne em seu repertório canções que misturam baião, maracatu, xote, frevo e o autêntico forró.

Em seu último CD, que recebeu o título Qual o assunto que mais lhe interessa?, a cantora emplacou músicas inéditas e agradou o público com um álbum moderno e dançante. Entre os sucessos estão Conceição dos Coqueiros, Gaiola da Saudade, Noite Severina e Argila.

A intérprete que já regravou clássicos de nomes como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Chico Buarque e Ary Barroso, apresenta em seus shows um pout-pourri de grandes composições da MPB que não deixam o público parado. Do figurino ao cenário, Elba Ramalho promete uma apresentação inesquecível para marcar o São João dos baianos.

<< Notícia Anterior | Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  

BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.