Paris - "Os pobres dão nojo, poluem", é o que diz uma mensagem publicitária de uma empresa francesa de aluguel de automóveis, a Ucar, publicada nesta quinta-feira nos jornais da França.
A propaganda logo gerou a revolta de inúmeras associações, como a Emmaus e a Soccorso Cattolico. No entanto, a Ucar explicou que a frase é provocativa e que visa lançar "o automóvel mais barato do mundo".
A Ucar ficou famosa nos últimos anos na França devido a uma série de anúncios nos quais reinam as ofensas ao bom senso.
Dessa vez, a empresa para denunciar os automóveis com mais de 11 anos que circulam atualmente na França - "um automóvel limpo para todos é um direito", diz a publicidade - parece ter ultrapassado o limite.
"Estamos estarrecidos", disse a Emmaus, que cuida de moradores de rua. O representante da organização, Patrick Dugois, nota que - mesmo a mensagem sendo provocativa - poderiam ter escolhido dizer "os ricos dão nojo, poluem com seus 4x4. Mas não, acusaram os pobres".
A Soccorso Cattolico declarou estar "indignada" com a propaganda e "condena de modo firme que uma empresa possa usá-la com uma população frágil para fins puramente publicitários".
O presidente da Ucar, Jean-Claude Puerto-Salavert, admitiu a "provocação" mas explicu que com os 180 euros por mês (gasolina inclusa) que custa um carro com 15 anos, pode-se comprar um pequeno carro limpo: "dentro de alguns dias iremos divulgar os detalhes do nosso novo produto, lançar o automóvel mais barato do mercado".