Congresso de mamona será lançado nesta terça em Salvador
Domingo, 13/04/2008 - 10:56
Salvador - Será nesta terça-feira (15) , às 8 horas, no Auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães, no Centro Administrativo da Bahia, o lançamento do 3º Congresso Brasileiro de Mamona. A solenidade constará de composição de mesa de honra, apresentações técnico-científicas e exibição do vídeo promocional do Congresso.
O pesquisador da Embrapa Odilon Reny fará uma breve apresentação do contéudo técnico-científico do congresso, que será realizado no período de 4 a 7 de agosto, no Bahia Othon Palace Hotel, abordará a temática "Energia e ricinoquímica", e terá como principal objetivo apresentar os avanços tecnológicos nestas áreas, bem como, incentivar o desenvolvimento do agronegócio da mamona no Brasil.
Serão promovidas conferências sobre "O biodiesel como elemento de sustentabilidade energética", "Fortalecimento da agricultura familiar na cadeia produtiva da mamona" e "A mamona no contexto do Brasil e do mundo", além de mesas redondas, apresentação de painéis, mini-cursos, apresentação oral de trabalhos técnicos e científicos, demonstração de máquinas, lançamento de livro e lançamento de cultivares. Esta terceira edição do Congresso da Mamona é uma realização do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária - SEAGRI e da Embrapa Algodão e parceiros.
A Bahia foi escolhida como sede do evento por se destacar no agronegócio da mamona como maior produtor nacional e possuir as principais indústrias de extração e transformação do óleo, sendo expoente também no setor industrial. O III Congresso Brasileiro de Mamona visará incentivar o desenvolvimento sustentável do agronegócio desta oleaginosa no Brasil, através da troca de experiências e informações entre os diferentes segmentos da cadeia agroindustrial, como produtores, indústrias, pesquisadores, estudantes e interessados.