Juazeiro pode ser o primeiro município do estado a receber os recursos do PAC
Terça-feira, 25/03/2008 - 17:05
Juazeiro (BA) - Juazeiro foi um dos 1.800 municípios brasileiros contemplados na primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. Saneamento, urbanização e melhorias habitacionais integram o projeto encaminhado pelo poder público municipal e graças ao cumprimento de todas as etapas do processo, como prazos e a adimplência do município, será um dos primeiros a serem contemplados com o recurso no Estado.
Os projetos de Juazeiro consistem no esgotamento sanitário, que vai atender sete bairros, e saneamento integrado que beneficia outros cinco. Segundo o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Alberto Martins, os programas foram aprovados desde novembro do ano passado, tendo recursos já assegurados. “Este decreto foi assinado em 2007 porque existe a preocupação por parte do Governo Federal em atender os municípios antes da proibição de repasse por conta do período eleitoral”, explica Martins.
No caso de Juazeiro, ele disse que está em fase final, e acredita que nesta semana a administração publica deverá receber a autorização da Caixa Econômica Federal para dar a ordem de serviço em todas as contratações. “Alguns dos serviços, que serão executados, fazem parte de um contrato já existente, trata-se da primeira etapa do saneamento de Juazeiro, que na época foram licitados todos os bairros e executado o que tinha disponível de recurso financeiro. O Ministério das Cidades está analisando os contratos e nós só poderemos dar partida neste com a autorização do referido órgão”, observa.
Alberto Martins disse que dentro do PAC existem outras ações que visam planejar Juazeiro para mais 30 anos de água e esgoto. “Não só a sede, mas inicialmente 10 localidades do interior serão contempladas com projeto de melhoria do abastecimento de água e tratamento do esgoto. A iniciativa foi revisada em 2006 e é oriunda de um financiamento do Banco Mundial na nossa gestão passada a frente do SAAE. Conseguimos aprovar a execução das obras agora e a partir do início destes serviços, vamos começar a executar os novos projetos de ampliação, que prevê a construção de uma nova estação de tratamento de água de Juazeiro, já que a atual já ultrapassou o limite de capacidade de atendimento e a redistribuição de água na cidade – a setorização, como é conhecida tecnicamente – que prevê a divisão da cidade em sete malhas independentes, ou seja, se uma rede quebrar em um bairro será consertada sem afetar o vizinho”, esclarece.