Salvador - Entender o que a figura de Irmã Dulce significa para a Bahia e para o Brasil, 16 anos após sua morte, e entender o alcance de sua obra não apenas como patrimônio dos católicos, mas de toda a sociedade, será uma das reflexões durante a Semana de Irmã Dulce 2008, entre os dias 10 e 15 de março, em Salvador, Bahia, com a presença de devotos e colaboradores de todo o país.
O evento, que é realizado desde 1993, um ano após o falecimento da freira, pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), tem o objetivo de divulgar a história e os valores da religiosa e da instituição fundada por ela.
O período será dedicado especialmente a mobilizar os fiéis para a beatificação da religiosa. A programação, voltada para o público interno e comunidade, sempre é acompanhada de campanha publicitária para estimular as visitas ao Memorial Irmã Dulce (MID). O tema deste ano, "A Bahia tem mais Fé com Irmã Dulce", convida a população a conhecer um pouco mais a Serva de Deus e a visitar seu futuro Santuário, localizado na Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
A expectativa é de que logo após a beatificação, seus restos mortais sejam transladados da Capela do Convento Santo Antônio para o novo local. Desde o início da Quaresma, as Obras participam de uma corrente de orações que pede a intercessão do Espírito Santo pela causa.
A Programação da Semana de Irmã Dulce 2008 consta de vários eventos e palestras, a saber: dia 10, segunda feira: acolhimento aos médicos residentes e palestra do Dr. Adib Jatene, ex ministro da Saúde e que dá o nome ao CEPPAJ – Centro de Pesquisas professor Adib Jatene, instalado no Hospital Santo Antonio, da OSID.
Na terça feira, dia 11, haverá a palestra "Irmã Dulce: mito ou patrimônio?, com Denise Emerich; na quarta, dia 12, a palestra sobre "Humanismo e Fé" com D. João Carlos Petrine e a entrega do Selo Empresa Irmã a cinco organizações parceiras, bem como a inauguração da Galeria Empresa Irmã.
Na quinta feira, 13, aniversário de morte de irmã Dulce, será celebrada a Missa solene pelos 16 anos de falecimento da freira baiana,com reflexões sobre a importância da obra por ela criada e orações para que seja acelerado o processo de beatificação, que está em andamento, no Vaticano.