Salvador - O primeiro carregamento de suco concentrado de laranja orgânica do Nordeste saiu no início desta semana do porto de Salvador com destino à Holanda. O processo de produção é inovador e agregou 50% acima do valor da fruta praticado no mercado para produtores familiares do município de Rio Real, os fornecedores da laranja.
A iniciativa é resultado da parceria entre a Central das Associações do Litoral Norte (Cealnor), a indústria de sucos Trop Fruit do NE, localizada em Estância (Sergipe), e a Secretaria da Agricultura da Bahia (Seagri), por meio da sua Câmara Técnica de Comercialização.
Para atender à demanda do comércio internacional, foi processada a produção das safras de fevereiro e agosto de 2007, totalizando 99 toneladas de laranja-pêra. O suco concentrado e congelado foi devidamente acondicionado e armazenado. Do porto, saíram 28 tambores (7.448 quilos) de suco concentrado e congelado de laranja orgânica certificada pelo Instituto Biodinâmico Rural.
Para o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri, Ailton Florêncio, a experiência de exportação do produto orgânico oriundo da agricultura familiar, com um preço justo, cria perspectivas para que outras produções possam abrir o mercado internacional. “A exportação nesse segmento cresce 5% por ano na Europa”, informou.
No Brasil, a agricultura orgânica tem critérios para o funcionamento de todo o seu sistema, expressos no Decreto 6.323, que regulamenta a produção, transporte, armazenamento, rotulagem, comercialização, certificação e fiscalização dos produtos.