Brasília - A Câmara analisa o Projeto de Lei 826/07, do deputado Fernando Coruja (PPS-SC), que proíbe a fabricação e a comercialização de produtos que contenham gordura transaturada, conhecida como gordura trans, a partir de 2010. O deputado ressalta que esse prazo é necessário para que as indústrias do setor se adaptem à proibição.
Coruja se baseia em pesquisa da Sociedade Brasileira de Diabetes sobre os efeitos colaterais da gordura trans na saúde humana, como o aumento dos níveis de colesterol e do risco cardiovascular. Ele lembra que o projeto segue a tendência de países desenvolvidos que têm se preocupado com a saúde das crianças, entre eles os Estados Unidos, o Canadá e a Austrália.
O parlamentar argumenta que a proibição da venda em cantinas de escolas de produtos contendo gordura trans e a obrigatoriedade de indicação desse tipo de gordura no rótulo dos alimentos industrializados, em tramitação na Câmara, são importantes, mas apenas minimizam o problema, sem resolver suas causas.