Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 2012    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Bahia ::
Agricultura
Produção de biodiesel domina exposição em Barreiras
Sexta-feira, 06/07/2007 - 08:33

Barreiras (BA) - A segunda maior exposição agropecuária do estado, conhecida por movimentar inúmeros investimentos para o agronegócio no oeste, a ExpoBarreiras, foi transformada no palco da agricultura familiar. Cerca de 150 pequenos produtores rurais participaram do debate para traçar ações para o desenvolvimento desse segmento, inclusive no que diz respeito à utilização de oleaginosas na fabricação do biodiesel.

O evento, que foi realizado no espaço de 2.300 metros quadrados reservados para a demonstração de técnicas voltadas para a agricultura familiar, contou com a participação do secretario da Agricultura, Geraldo Simões e o do superintendente da Agricultura Familiar, Ailton Florêncio. Na oportunidade, foi fundado o Conselho Regional dos Secretários de Agricultura do Oeste, o Consagri Oeste.

Segundo Geraldo Simões o aumento da área destinada à agricultura familiar é um reflexo da política adotada pelo governo Jaques Wagner. “É preciso dar a mesma atenção, ou até mais, à agricultura familiar do que se dá a agricultura empresarial. Para isso foi criada a Superintendência de Agricultura Familiar, para dar um maior suporte na área de pesquisa, extensão, especialização e infra-estrutura. Essa é uma forma de elevar a auto-estima desse segmento, que hoje é de 628 mil famílias no Bahia”, explicou.

Simões pontuou também a questão do Programa de Biodisel da Bahia, que irá contemplar a região Oeste. ‘’Por si só, a região já tem um grande potencial no cultivo de oleaginosas. Estamos agilizando o convênio com a Petrobrás para garantir a compra dessas sementes”, disse.

De acordo com o prefeito de Barreiras, Saulo Pedrosa, essa é a terceira vez que a exposição destina uma área para a agricultura familiar, sendo que este ano foi dado maior ênfase, tendo em vista a nova política do Governo do Estado. “Hoje é comemorado o dia da agricultura familiar e nada melhor do que dar oportunidade a esses pequenos produtores de ter acesso a novas tecnologias inserindo essas pessoas no mercado”. Essa é a nova política que está sendo implantada pelo governo’’, explicou.

No espaço chamado de institucional pelos organizadores o Sebrae montou estandes com demonstrações do desenvolvimento das cadeias produtivas da mandioca, cana de açúcar e fruticultura, além de artesanato local e reciclagem.

Para o cooperado da cidade de Catôlandia, a cerca de 30 quilômetros de Barreiras, Adonias Borges, é uma satisfação participar da exposição mostrando aquilo que foi aprendido. “Esta é a segunda vez que estamos demonstrando o que se pode fazer com a mandioca. Para nós é muito bom poder contribui com aqueles que vieram até aqui em busca de alternativas”, contou.

Já o agricultor do município de São Desidério, Alfredo Ferreira dos Santos, disse que a sua ida à exposição representa a realização de um sonho, porque ele está vendo de perto novas técnicas. “Todo dia é dia de aprender, até para mim que tenho 68 anos. Não podemos perder a esperança jamais, vamos continuar trabalhando na terra”, explicou Ferreira, que planta “de tudo”.

| Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão
(00:13) Cancelamento do carnaval baiano é iminente
(23:53) Ex-diretor da Petrobras acusa Lula e Dilma de enriquecer Eike
(23:25) Ministro diz que greve da Bahia é acompanhada com preocupação
(23:05) Bahia vence o Vitória da Conquista por 2 a 0
(22:48) PMs que voltaram ao trabalho mantém 'greve branca' na Bahia


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.