Aluno da Facom busca incentivo para projeto cultural
Segunda-feira, 18/06/2007 - 09:29
Salvador - Aprovado em abril deste ano pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o Putzgrilo - Podcast Cultural, projeto idealizado por três alunos do curso de Produção Cultural da UFBA, depende de um incentivador fiscal para enfim entrar no ar. Em entrevista à edição on-line do jornal A Tarde, o estudante Marcus Ferreira, aluno de Produção Cultural e idealizador do Putzgrilo, declarou que "o Ministério da Cultura aprova o projeto, mas não dá o dinheiro. Como contrapartida, o governo federal oferece incentivo fiscal à empresa que viabiliza o projeto. Ou seja, 80% do valor total do projeto, a empresa parceira, ao invés de pagar ao governo, custeia o projeto. O restante tem que ser coberto com recursos próprios". O valor total do projeto está orçado em R$63 mil.
O Putzgrilo vem de um sonho alimentado no ambiente acadêmico durante bate-papos no fundão da sala em aulas da Faculdade de Comunicação (Facom). Juntamente com Ferreira, participam da iniciativa Gabriel Pondé, do curso de Jornalismo, e Iali Moradilo, de Produção Cultural. A idéia é montar uma página na internet para abrigar informações sobre o cenário cultural baiano com divulgação de entrevistas com professores, produtores culturais e patrocinadores da cultura, além de veiculação da agenda cultural semanal, conteúdo que pode ser acompanhado também com uma boa programação musical. Tudo isso disponibilizado no formato de Podcast.
Durante 11 meses, serão veiculados dois programas semanais com uma hora de duração cada. "Atualmente, só se fala em novos formatos para a internet: blogs, orkut, youtube, podcast. O interessante é como utilizar essa nova tendência para enriquecer a cultura na Bahia e no Brasil, essa é a nossa intenção", diz o estudante. Para ele, a mídia baiana tem desempenhado um bom papel como instrumento de divulgação da cultura local, o que falta mesmo é incentivo da iniciativa privada, acredita. "São poucas as empresas que têm uma política de valorização à cultura. Sempre se apóiam nas leis de incentivo e, mesmo assim, não querem patrocinar." Para quem ainda não conhece a nova tecnologia, podcast é um formato de publicação de programas de áudio, vídeo e fotos pela internet que permite aos usuários acompanhar a sua atualização.
"Tem podcast feito por empresários de São Paulo direto do trânsito, pessoas que estão presas no engarrafamento e gravam depoimentos em arquivos no formato mp3. O interessante é a possibilidade de interagir com o público ouvinte. Se a pessoa manda um e-mail, o locutor responde a dúvida via áudio", comenta. A palavra “podcasting” é uma junção de iPod, o aparelho que toca arquivos digitais em MP3, e broadcasting, que é a transmissão de rádio ou tv. Nesse sentido, podcast se configura como arquivos em áudio que podem ser acessados pela internet. O áudio pode ser atualizado automaticamente mediante uma assinatura e os arquivos podem ser ouvidos diretamente no agregador, como Itunes ou Real Player, ou então podem ser baixados no computador.