Vaticano busca ampliar relações diplomáticas com China
AGÊNCIA LUSA
Segunda-feira, 11/06/2007 - 10:29
Pequim - O Vaticano enviará uma mensagem aos católicos chineses na qual propõe uma nova relação entre Pequim e a Santa Sé, segundo informações de uma fonte não-oficial da Igreja Católica divulgadas nesta segunda-feira em Pequim.
"Finalmente está acabada a primeira versão da carta, que está agora a ser traduzida em diversas línguas", disse à Agência Lusa em Pequim a mesma fonte, que pediu para não ser identificada, já que a Igreja Católica chinesa não-oficial opera na clandestinidade.
"Só não sabemos é qual será a resposta do governo chinês", afirmou a mesma fonte.
Os fiéis da Igreja Católica chinesa não-oficial, na clandestinidade, contam com a mensagem de Bento 16 para tornar a sua existência mais fácil na República Popular da China, cuja Igreja Católica oficial, subordinada ao governo chinês, rejeita a autoridade religiosa do papa e reconhece apenas a autoridade espiritual do Vaticano.
A rejeição da autoridade religiosa do Vaticano traduz-se sobretudo na recusa da igreja oficial em aceitar a nomeação dos bispos chineses pelo papa, o maior entrave ao estabelecimento das relações diplomáticas entre Pequim e a Santa Sé.