Novo trem de alta velocidade viaja a 320 km/h na França
Agência ANSA
Domingo, 10/06/2007 - 23:32
Paris - Uma nova linha de trens de alta velocidade, que une Paris a Estrasburgo, começou a funcionar regularmente as 6h45 da manhã deste domingo na França, depois de uma viagem inaugural realizada no sábado.
A primeira partida comercial ocorreu exatamente as 6h43 locais de Paris, com uma formação Ice da Deutsche Bahn, cujo destino foi a cidade alemã de Frankfurt.
O primeiro TGV de serviço regular de passageiros partiu depois de Estrasburgo as 7h15 locais, levando 3650 passageiros a bordo e realizou um trajeto de duas horas e vinte minutos até Paris.
As outras linhas, que não são de alta velocidade, levam até quatro horas para realizar o mesmo trajeto.
O trem percorre o trecho de 300 quilômetros a uma velocidade de 320 quilômetros por horas.
No sábado, o TGV realizou uma viagem inaugural da qual participaram o primeiro-ministro francês, François Fillon, e inúmeros outros convidados.
A nova linha, que era esperada há mais de 20 anos, abre um corredor da França para o leste da União Européia.