Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Quarta-feira, 8 de Fevereiro de 2012    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Mundo ::
Europa
Região espanhola pode ter português obrigatório nas escolas
  • AGÊNCIA LUSA
  • Sábado, 26/05/2007 - 13:16

    Lisboa - Um grupo da Galícia, na Espanha, está fazendo campanha para que o português seja ensinado na escola secundária como língua estrangeira obrigatória por acreditar que o domínio do idioma é útil pela proximidade geográfica com Portugal e ainda vai permitir uma maior aproximação com o Brasil.

    O governo da Galícia - região autônoma espanhola ao norte de Portugal - está preparando uma reforma do ensino secundário para os próximos quatro anos e uma das alterações é a introdução de uma segunda língua estrangeira obrigatória.

    A porta-voz do Movimento Defesa da Língua (MDL), a galega Teresa Carros, disse à Agência Lusa que o português deve ser uma língua obrigatória porque "Portugal é um país vizinho" e é "uma excelente ferramenta" para entrar no mundo da lusofonia, de que deu como exemplos Brasil e Angola.

    "O governo quer que seja o alemão a segunda língua obrigatória no ensino secundário, além do inglês. Qual o benefício e a vantagem para um galego aprender alemão, quando Portugal está mais próximo?", perguntou a porta-voz do MDL, criado há 12 anos para "trabalhar em defesa da língua e da cultura" da região autônoma da Galícia.

    De acordo com Teresa Carros, os jovens galegos têm "mais interesse em aprender português", pois estão em contato permanente com Portugal e visitam freqüentemente o país em férias e para assistirem a espetáculos musicais.

    porta-voz do grupo recordou ainda que a língua portuguesa surgiu do galego, sendo por isso "línguas irmãs", que devem ser estudadas em conjunto. Nesse sentido, o MDL está desenvolvendo campanhas junto aos professores e ao governo da Galícia. Aos professores das escolas secundárias, o movimento está enviando cartas para que mobilizem os alunos para a necessidade de aprender português.


    | Próxima Notícia >>

    Leia Também


    JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
    Primeiro Nome:
    Profissão:
    E-Mail:
    Assinar  
    Cancelar  
    Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

    << Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


    BLOG DO JM

    ALÔ BAHIA

    :: Plantão
    (16:37) Bancada baiana na Câmara 'cozinha' Jaques Wagner
    (16:32) Niemeyer visita obras do Sambódromo; inauguração será domingo
    (16:24) PMs acusados de matar juíza Patrícia Acioli vão a júri popular
    (16:14) Fidel Castro chama Obama de 'fascista por necessidade'
    (15:17) Oficiais da PM decidem amanhã se aderem à greve na Bahia


    :: Enquete
    A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
    Desculpe-nos pelo transtorno.

    Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


    CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

    Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.