Brasil e Argentina planejam produzir remédios contra Aids
Agência ANSA
Domingo, 22/04/2007 - 23:34
Puerto Iguazu (Argentina) - Os ministros da Saúde da Argentina, Ginés González García, e do Brasil, José Gómez Temporão, defenderão um pólo farmacêutico bi-nacional para produzir remédios contra a Aids, com o objetivo de fazer frente aos monopólios das patentes de medicamentos.
González García e Gómez Temporão avançaram no desenho do futuro pólo farmacêutico, ao participarem neste fim-de-semana do lançamento na região da Tríplice Fronteira da Quinta Semana de Vacinação das Américas, patrocinada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPS).
O ministro argentino disse à ANSA que "o projeto inclui a pesquisa, a produção e a compra de remédios contra a Aids e não só a sua fabricação".
González García explicou que "a produção local não implica necessariamente a produção estatal" já que a empresa futura poderia encomendar a fabricação de remédios contra a Aids a laboratórios privados de origem nacional.
"Também compartilharemos em todos os cenários internacionais a nossa firme posição contra a lei das patentes e dos monopólios", acrescentou González García.
O funcionário destacou que "Argentina e Brasil juntos somos o maior comprador mundial de medicamentos contra a Aids e faremos valer esse poder".
A associação de ambos os países não será incompatível com a rodada de negociações com a indústria que América do Sul e México realizarão antes do fim do ano em um país andino, ainda indeterminado, esclareceu González García.
"Estaremos presentes nessa rodada e colocaremos à disposição de nossos vizinhos sul-americanos toda a informação de que dispomos sobre preços", prometeu González García.
"Continuaremos solidários e manteremos o nosso compromisso para com a necessidade de se alcançar uma cobertura universal para os aidéticos", enfatizou o ministro.