Setesp irá ampliar ações na melhoria do trânsito e na limpeza pública
Terça-feira, 16/01/2007 - 09:33
Juazeiro (BA) - Modernizar o trânsito de Juazeiro e investir mais na limpeza pública, levando a conscientização à população, essas são as marcas que o novo titular da secretaria de Transportes e Serviços Públicos (Setesp), Valberto Melo, pretende deixar na sua passagem pelo órgão. Uma das ações que o secretário vem priorizando nesse início de gestão é a promoção da limpeza em todos os 54 bairros de Juazeiro.
Novos abrigos de ônibus serão implantados em toda a cidade
Uma equipe de 200 garis vem executando os serviços de varrição e capina nos bairros, de segunda a sábado. “A gente pede paciência à população porque são muitas áreas que necessitam do mutirão da Setesp, mas a nossa equipe está determinada e imprimindo um novo ritmo na promoção da limpeza em todo o município”, revelou o secretário municipal de Transportes e Serviços Públicos.
Já com Valberto à frente da Setesp, Juazeiro ganhou 200 novas lixeiras, equipamento que ajuda muito à população a manter a cidade limpa, entretanto algumas já estão sendo destruídas e o investimento da prefeitura para adquirir e disponibilizar essas lixeiras girou em torno de R$ 7 mil. “Infelizmente temos que conviver com um vandalismo que só causa prejuízos à cidade. A gente pede á população que cuidem dos equipamentos públicos, pois são adquiridos com recursos vindos do pagamento de impostos que somos obrigados a pagar”, observou o secretário.
Outra proposta que Valberto Melo pretende colocar em prática o quanto antes é a quarta etapa do projeto de modernização e sinalização do trânsito de Juazeiro, que vem sendo executado em parceria com o Governo do Estado. Conforme o secretário, a Setesp investirá na ampliação da fiscalização com a implantação de 56 fotossenssores em todos os sinais de trânsito e uma lombada eletrônica que deverá ser instalada até o mês de abril na avenida Santos Dummont.
“São intervenções importantes que visam melhorar o trânsito na cidade, seja para os condutores seja para os pedestres. Vamos ainda fazer mais uma passagem da rua Raul Alves para a avenida Santos Dummont, facilitando que vem dos bairros Country Clube e Santo Antônio para o Centro”, acrescentou Valberto.
O secretário titular da Setesp diz ainda que serão colocados novos semáforos com tecnologia avançada em alguns pontos da cidade, a exemplo da avenida Adolfo Viana, um dos principais corredores viários de Juazeiro. A Adolfo Viana ganhará mais um semáforo na altura do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). “Outra novidade é que faremos com que os semáforos da avenida Adolfo Viana abram e fecham simultaneamente, fazendo com que o trânsito flua”, explicou.
Dentro do projeto de melhoria do trânsito da cidade a Setesp estuda uma forma de diminuir os congestionamentos próximos à rampa de acesso à Ponte Presidente Dutra. “Estamos estudando isso e depois do carnaval iremos testar a mudança, principalmente entre 7h e 9h, 12h e 14h e 18h e 20h”, adiantou Valberto Melo.
Vistoria transporte escolar – O titular da secretaria municipal de Transportes e Serviços Públicos disse que a partir do dia 22 será iniciada a vistoria nos veículos que fazem o transporte escolar no município e a partir de 5 de fevereiro terá início a emissão das carteiras de estudantes para o ano de 2007.
Valberto lembra que continuará promovendo a recuperação e colocação de novos abrigos de ônibus, serviço que tem sido prioridade na atual administração beneficiando bairros e o centro da cidade. Só no ano passado, a Prefeitura de Juazeiro recuperou e implantou cerca de 100 novos abrigos. “Já planejamos a colocação de dois abrigos na Rua Oscar Ribeiro e outros dois serão implantados no bairro Jardim Primavera”, pontuou o titular da Setesp.