Salvador - O charme e o glamour das tradicionais lojas de vestuário, vividos na década de 60, deixaram saudades em Carlos Rebouças. No ramo de vendas há quase meio século, ele fala com entusiasmo da volta ao Centro Histórico de Salvador. Carlos é gerente da loja Velmond, instalada há dois meses na Rua Chile. "Acredito na revitalização da rua, embora saiba que não dá pra voltar aos anos 60, época áurea deste local, mas tenho esperança de ver o Centro Histórico bem movimentado, como já foi um dia", fala com entusiasmo.
O desejo de Carlos Rebouças começou a ganhar força com o Programa de Revitalização do Comércio promovido pela atual administração municipal. Aos poucos, a região portuária, que deu origem à cidade do Salvador, vai ganhando novos investimentos em vários setores. A loja Velmond é um exemplo disso. No ramo de vestuário masculino há mais de 30 anos, o grupo, que tem lojas em vários pontos da cidade, aposta na nova loja do Centro Histórico.
"O desejo de instalar uma loja nesta região é antigo. A visão comercial do dono do grupo, Fernando Castro, foi decisiva para a vinda da filial da Velmond para a Rua Chile, só temos o que festejar, as vendas estão dentro das expectativas e em breve o investimento estará pago", declarou o gerente da nova loja.
A vinda para o Comércio de novos empreendimentos e unidades escolares trouxe de volta também a população. Por dia 30 mil pessoas transitam pelas ruas do bairro.
A sede do Tribunal Regional do Trabalho recebe uma média de 10 mil pessoas diariamente. As lojas de call center, o SIMM (Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra) e as quatro faculdades ajudaram a devolver a vida ao Comércio. A Faculdade da Cidade de Salvador foi a primeira a chegar, e em dezembro completa três anos no local. A Faculdade Dom Pedro II, instalada no Comércio desde 2005, se prepara para, em breve, ocupar o que antes era a Estação Leste, na Praça da Inglaterra, e ampliar a unidade de ensino.
Para o gerente administrativo-financeiro da faculdade, Nelson Piauy Dourado Neto, o local é central e estratégico, além de ser especial por causa da beleza, importância histórica e cultural. A faculdade pretende instalar no começo do ano que vem o balcão da cidadania, no Terreiro de Jesus, para prestar assistência jurídica à população. "Acreditamos no projeto de revitalização e decidimos ampliar nossas instalações", destacou Nelson.
O Comércio também está recebendo os franceses que pretendem instalar, no antigo Trapiche Barnabé, um pólo audiovisual, o maior do Norte/Nordeste. Grupos alemães estão montando na Rua Miguel Calmon um Centro Gastronômico, e os espanhóis, através dos grupos empresariais Porto Baía Atlântica e Porto de Araxá, instalaram no bairro a sede de uma holding que desenvolve várias atividades econômicas, com destaque para exportação, construção civil e atração de novos investidores.
Os portugueses, através do grupo Imocom, vão marcar presença com um grande investimento, um hotel cinco estrelas de alto luxo, que será comandado pelo Grupo Americano Hotel Hilton. O empreendimento está sendo construído em frente ao Mercado Modelo, onde funcionava uma das lojas do Grupo Paes Mendonça.
Segunda-feira (dia 27), a Le Biscuit inaugura a nova loja do grupo na Rua Torquato Bahia, ao lado da sede da Associação Comercial. São 1.600m² de área construída. A gerente comercial da Le Biscuit, Manoela Falcão, disse que o grande incentivo para o grupo trazer esta unidade para o Comércio foram os investimentos que estão sendo canalizados para a região, não só de grupos empresariais, mas também os incentivos fiscais e infra-estrutura proporcionados pela Prefeitura.
"Os olhos de todos estão voltados para o Comércio e para nós é uma alegria, um presente inaugurar esta loja aqui, num lugar tão especial e bonito", afirma Manoela. Ela disse que, além dos incentivos fiscais e da infra-estrutura, o Grupo Le Biscuit fez uma pesquisa de mercado, que norteou a decisão de abrir a loja. |