Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2012    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Bahia ::
Pesquisa
Servidores públicos são 13,5% dos trabalhadores
Sexta-feira, 27/10/2006 - 22:32

Salvador - Dia 28 de outubro é o dia do funcionário público, uma significativa categoria de trabalhadores do nosso país. Os assalariados do setor público correspondem a 13,5% dos postos de trabalho da população ocupada. Este percentual é menor que a de assalariados do setor privado, que representam 49,2%, e dos autônomos que são 21,9%, no período de outubro de 2005 a setembro de 2006.

Estes dados são resultado da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS), realizada desde 1996 pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), juntamente com a Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Secretaria de Assistência Social e Esporte (Setras), Fundação Sistema Estadual de Análise e Dados (Seade) e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

A PED permite a análise das características desse grupo populacional e dos postos de trabalho ocupados por ele nas três esferas federativas. Com relação à pesquisa, o economista e secretário do Planejamento, Armando Avena, que é servidor público concursado, destaca a importância do trabalhador público na sociedade. Segundo ele, de cada cinco postos de trabalho da região metropolitana de Salvador, uma é ocupada pelo servidor público, o que caracteriza a importância da atividade e dos próprios funcionários.

“Diferentemente do que se apregoa, os servidores públicos são profissionais, em sua maioria, competentes e dedicados que nem sempre recebem os salários adequados, mas que, apesar das dificuldades, mantêm os serviços públicos funcionando com qualidade e eficiência”, afirmou o secretário. Ele destacou ainda que o setor público é um dos poucos segmentos que aceitam pessoas com mais de 40 anos de idade.

A importância do setor público na RMS é ainda maior em relação aos postos de trabalho formais, ou seja, os ocupados protegidos pela previdência social, e na organização das oportunidades de trabalho de alguns grupos populacionais como as mulheres. “Nesse sentido, a função do servidor público é cada vez mais importante e deve ser valorizada pela sociedade”, completou. Ainda a pesquisa, esse setor é o mais formalizado da RMS, com 92,0% dos ocupados inscritos nos sistemas previdenciários.

| Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão
(00:17) Policiais e bombeiros do Rio decidem entrar em greve
(23:41) Vídeo da Iurd mostra suposto diabo da Igreja Mundial
(23:26) Olodum divulga tema do Carnaval 2012
(23:23) Cuca comanda trabalho tático visando ao jogo contra a Caldense
(23:21) Com saudade de atuar, Fábio será reforço para domingo


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.