ONU destinará R$ 711 mi para Moçambique reduzir pobreza
AGÊNCIA LUSA
Segunda-feira, 23/10/2006 - 16:40
Maputo - A ONU anunciou nesta segunda-feira o repasse, pelos próximos três anos, de R$ 711 milhões a Moçambique, para financiar a segunda fase do Plano de Ação para a Redução da Pobreza Absoluta (Parpa 2) e o Plano Qüinqüenal, do Governo do país africano.
O anúncio foi feito na capital Maputo pelo coordenador residente da missão das Nações Unidas em Moçambique, Ndolamb Ngokwey, em entrevista coletiva por ocasião das celebrações pelo 61º aniversário de fundação da ONU, em 24 de outubro.
Em Moçambique, o "dia das Nações Unidas" tem um significado especial por coincidir com a comemoração do aniversário da assinatura, em 1976, do acordo de cooperação entre o Governo moçambicano e a organização internacional.
A propósito, Ngokwey considerou "positivo o balanço que as Nações Unidas fazem sobre sua cooperação com as autoridades moçambicanas desde que os seus primeiros programas foram introduzidos no país".
O representante da ONU reiterou que, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento, as Nações Unidas seguirão trabalhando em projetos de apoio jurídico, serviços de aconselhamento técnico e capacitação institucional.
Também assegurou apoio aos programas de desenvolvimento e ao programa nacional humanitário em resposta a emergências e catástrofes naturais, assim como ao processo de fortalecimento da sociedade civil.
"Parabenizamo-nos pelas relações harmoniosas que têm caracterizado a ligação entre as Nações Unidas e o Governo de Moçambique e o seu maravilhoso e heróico povo, essência de nossa cooperação", avaliou.