Salvador - A 4ª Meia Maratona Internacional da Bahia, que acontece em 8 de outubro, traz este ano várias novidades. Além de alterações no percurso e no horário de largada, os organizadores introduziram outros dois circuitos paralelos à prova. A Meia-Maratona da Bahia é uma das seis provas brasileiras de corrida de rua certificadas internacionalmente pela Associação de Maratonas Internacionais e Corridas de Rua (AIMS) e a Federação Internacional de Atletismo (IAAF).
Atendendo às solicitações dos atletas, a organização da Meia-Maratona baiana promoveu alterações no percurso tradicional da prova. A largada e a chegada serão agora no Parque Atlântico, após o Aeroclube Plaza Show. O percurso de 21.095 quilômetros, homologado pela AIMS, seguirá em direção ao bairro de Piatã.
No retorno, próximo a Praia dos Coqueiros, os atletas voltarão pela pista oposta, seguindo até a Pituba, pegando na seqüência a avenida Magalhães Neto. No final dessa pista, retornarão pela via oposta, seguindo até as imediações do Jardim dos Namorados, onde pegarão novamente a orla, retornando ao Parque Atlântico, no mesmo ponto de partida.
As mudanças no percurso, segundo os organizadores, têm por objetivo adequar a meia-maratona da Bahia às provas similares que são organizadas em outros estados do país. O trajeto anterior, iniciado na Praça Municipal, incluía trechos íngremes, com ladeiras, o que aumentava o tempo gastos pelos atletas para concluir todo o percurso. Isso impedia, por exemplo, que eles pudessem quebrar recordes nacionais na prova baiana.
A opção por um percurso plano vai permitir também que a meia-maratona da Bahia possa vir a ser uma prova seletiva para outras corridas similares, realizadas no Brasil e até mesmo no exterior. Outra alteração importante, também reivindicada pelos atletas, diz respeito ao horário de largada. Em função do calor excessivo nesta época do ano, a prova feminina foi antecipada para as 7h30min, juntamente com os cadeirantes, enquanto os homens sairão às 7h50min.
Dois novos circuitos paralelos foram introduzidos na quarta edição da Meia-Maratona Internacional da Bahia. O primeiro é a Corrida de 5 km, que tem largada única, no mesmo ponto da prova principal, às 8h50min. A idéia é oferecer mais uma opção de corrida para as pessoas que querem praticar o esporte, mas numa distância menor. O percurso segue pela orla marítima até a altura da Praia do Corsário, retornando pela pista oposta, em direção a Pituba, fazendo o retorno na altura do Centro de Convenções, em direção ao Parque Atlântico.
Não haverá premiação em dinheiro para qualquer segmento inscrito neste circuito, mas os três primeiros colocados na classificação geral (masculino e feminino) receberão troféus no pódio de premiação.