Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificadosEmpregosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Terça-feira, 7 de Outubro de 2008    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!













Um produto da
Texto Pronto Comunicação

Publicação produzida com o sistema JornalFácil da
PBP Interativa

:: Bits & Bytes ::
Tecnologia
Software demonstra desempenho ambiental de organizações
Segunda-feira, 11/09/2006 - 10:45

Pesquisadores da UNIP desenvolvem ferramenta que facilita a vida de administradores de empresas preocupadas com o meio ambiente. Durante a Inovatec 2006 (Feira de Negócios em Inovação Tecnológica entre Empresas, Centros de Pesquisa e Universidades), que acontece de amanhã (12) a 15 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, o Grupo de Pesquisa do LaFTA-UNIP (Laboratório de Físico-Química Teórica e Aplicada da Universidade Paulista), estará apresentando uma nova ferramenta gráfica que avalia as relações entre as organizações e o meio ambiente.

A proteção ao meio ambiente está crescendo cada vez mais entre as prioridades da maioria das empresas e indústrias. O estudo de sistemas ambiente-organização possui aspectos complexos, entre os quais o investimento econômico, a produção ou o consumo de energia e os possíveis danos ou benefícios que o sistema pode trazer ao local, à região e ao planeta. Esse tipo de análise resulta em um inventário extenso, que pode contabilizar centenas de contribuições tanto do ambiente como da economia.

Para facilitar a vida dos analistas dessas organizações preocupadas com o meio ambiente é que o grupo de pesquisa do LaFTA-UNIP desenvolveu esse software. Para chegar nessa ferramenta foram feitos vários casos de estudos, de diferentes setores econômicos, avaliados com sucesso pelo grupo, como por exemplo, produção de alimento, empresas de transporte urbano, comércio de chapas de aço, sistema de coleta de resíduos urbanos, sistemas de geração de energia, empresas agroindustriais, entre outros.

Batizada de ‘Ferramenta de diagnóstico de desempenho ambiental’, ela facilita aos administradores escolher para as empresas e organizações ações ambientalmente mais sustentáveis de forma prática e sob o rigor científico.

O software permite visualizar tanto as contribuições do meio ambiente como da economia de forma simples e direta em um mesmo diagrama, sem a necessidade de normalizações ou de considerações subjetivas.

A ferramenta também compara empresas, produtos, processos e serviços, melhorias, como as geradas pelas boas práticas de gestão ambiental, e acompanha a performance ambiental de sistemas ao longo do tempo. Segundo o Prof. Dr. Biagio F. Giannetti, pesquisador sênior do grupo de pesquisa, “a ferramenta é útil para que as ações sejam feitas conscientemente e não a esmo, podendo ser utilizada como suporte a certificações, programas de gestão ambiental não certificados e sistemas de gestão ambiental baseados no conceito de avaliação do ciclo de vida”.

| Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão
(23:10) Ahmadinejad diz que crise é o fim do capitalismo
(23:09) Rio aumenta para R$ 100 mil o seguro para agente de segurança morto
(23:04) Lula vai definir na próxima semana em quais palanques subirá
(22:35) Procon fiscaliza lojas de brinquedos em Salvador
(22:33) Meirelles explica teor de MP que tenta evitar efeitos da crise de liquidez


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificadosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2007 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.