Saúde realiza sábado a segunda etapa da vacinação contra pólio
Quinta-feira, 24/08/2006 - 17:57
Salvador - No próximo sábado (26 de agosto), o Ministério da Saúde, estados e municípios realizam a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que obteve 94% de cobertura na primeira fase em junho de 2006. A meta é imunizar mais de 17 milhões de crianças de zero a cinco anos.
A expectativa é de que cada unidade federada atinja o mínimo de 95% de cobertura vacinal em pelo menos 80% dos municípios de sua área de abrangência. O objetivo é manter erradicada a poliomielite no Brasil.
Com o slogan "O seu filho quer duas gotinhas da sua atenção", a campanha contará com 340 mil pessoas mobilizadas, entre profissionais de saúde e voluntários, em 117 mil postos de vacinação. As vacinações em massa asseguram a ausência de notificação de casos no Brasil desde 1989. Estarão disponíveis 42,8 mil automóveis, 588 embarcações e quatro aeronaves, essenciais ao trabalho em áreas de difícil acesso, como a Amazônia.
Para atender a demanda do país, 26 milhões de doses da vacina contra a poliomielite foram adquiridas pelo ministério, totalizando um investimento de R$ 8,3 milhões. Além disso, R$ 6 milhões serão repassados aos estados e municípios para a operacionalização da campanha.