Desenvolvimento sustentável de Itaparica em debate
Quarta-feira, 23/08/2006 - 17:27
Salvador - A Federação das ONGs da Ilha de Itaparica e Região promove, nos dias 11 e 12 de setembro, no Centro de Convenções do Club Med Village Itaparica, o II Seminário Cooperação Público Privado: Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico – A integração das políticas. O objetivo do evento é aproximar as três esferas governamentais, instituições do terceiro setor e empresas para a implementação de políticas públicas eficientes que garantam o desenvolvimento sustentável da região da Ilha de Itaparica.
Estarão presentes ao evento os prefeitos de Itaparica e Vera Cruz, representantes dos governos federal e estadual e de empresas instaladas na região. Também participarão do Seminário representantes e técnicos da Rede de Recursos Costeiros Marinhos e Hídricos da Fundação AVINA, que apóia a realização do evento, para apresentação de projetos de desenvolvimento sustentável, como a maricultura e o aproveitamento de escamas. Diversas ONGs que já têm trabalhos sociais implantados na Ilha de Itaparica também apresentarão seus projetos.
A Fé-Social, criada em 2002, tem como objetivo a formação da rede de cooperação em Itaparica, buscando o desenvolvimento econômico de forma sustentável, com respeito ao meio ambiente e tendo como prioridade a qualidade de vida de seus moradores. Seu papel é estimular atividades como o turismo de base comunitária, o envolvimento das comunidades na busca de autonomia, a preservação da cultura e do meio ambiente da região e o fortalecimento de seus líderes.
A Fundação AVINA foi fundada em 1994 pelo empresário suíço Stephan Schmidheiny e atua no Brasil deste 1999. A AVINA associa-se a líderes da sociedade civil e do empresariado em suas iniciativas para o desenvolvimento sustentável. A AVINA aspira a uma América Latina integrada, solidária e democrática, inspirada na sua diversidade e construída através de uma cidadania que se posiciona globalmente a partir de seu modelo próprio de desenvolvimento inclusivo sustentável.