Vitória da Conquista (BA) - O Centro de Regional de Saúde do Trabalhador – Cerest – apresenta dois estudos científicos no 11º Congresso Mundial de Saúde Pública e 8º Congresso Brasieiro de Saúde Coletiva. Realizado até sexta-feira (25), no Rio de Janeiro. O congresso tem como tema “Saúde Coletiva no Mundo Globalizado: Rompendo Barreiras Sociais, Econômicas e Políticas.”
Um dos estudos apresentados aborda uma experiência pioneira no Brasil, analisando a ação do Cerest, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, nas micaretas de 2004, 2005 e 2006, com o título: Diversão e Risco: Uma Experiência de Intervenção nas Condições de Trabalho dos Cordeiros. “Antes de fazermos o trabalho educativo, os cordeiros encontravam-se em situação de risco para saúde. Depois que começamos a conscientização e o acompanhamento nas micaretas, os diretores de bloco têm aderido a proposta e temos visto uma melhoria na condição de trabalho”, relata Luís Rogério, coordenador do Cerest.
Luís Rogério salienta que os estudos retratam situações que as pessoas comentam, mas que ainda não tinham sido comprovadas cientificamente. “Agora começamos trazer essas questões a luz do conhecimento científico, mostrando que o Cerest não é só um orgão de inspeção e de diagnóstico, mas também um centro de pesquisa, que é fundamental para nortear as nossas ações enquanto orgão de saúde pública”.
Os dois resumos encaminhados foram aprovados para ser apresentado no congresso. O outro trabalho apresentado analisa o impacto do trabalho na qualidade de vida dos trabalhadores de calçados, tomando por base o município de Itambé e a Indústria Azaléia de Calçados.