Irã quer voltar às negociações mas sem condições prévias
Agência Lusa
Sábado, 24/06/2006 - 17:16
Teerã - O ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Manuchehr Mottaki, declarou hoje em Berlim que Teerã quer voltar às negociações sobre o seu programa nuclear, mas sem imposição de condições prévias para o debate.
Mottaki, que falava numa conferência de imprensa após um encontro com o seu homólogo alemão, Frank-Walter Steinmeier, também referiu a recusa do Irã de qualquer data limite para responder à proposta das grandes potências.
"A República Islâmica do Irã considera que fixar uma data limite para responder à proposta do grupo 5 1 até à reunião do G8 ou qualquer outra reunião é ilógico", afirmara horas antes em Genebra o chefe da diplomacia iraniana, ao embarcar para Berlim, onde se reuniu com Steinmeier.
Este, por seu turno, considerou durante o encontro de hoje com a imprensa que "a suspensão do enriquecimento de urânio criaria um ambiente propício" para o regresso à mesa de conversações.
A proposta da comunidade internacional está atualmente a ser estudada pelo Irã, o que mereceu a satisfação do diplomata alemão, mas Steinmeier pediu que o Irã informe "o mais depressa possível" sobre a sua posição.
O Irã fez saber sexta-feira que rejeita a suspensão do seu programa de enriquecimento de urânio como condição prévia para negociações com as potências ocidentais.
"Durante a visita de Javier Solana a Teerã (no passado dia 06), além de não termos estabelecido qualquer data para responder à proposta dos ocidentais, também insistimos em que precisamos de tempo para examinar com profundidade e paciência o seu conteúdo", afirmou o ministro iraniano.
Mottaki referiu ainda, em declarações citadas hoje pela agência oficial Irna, que tomar uma decisão a propósito do processo nuclear iraniano durante a reunião do G8 marcada para meados de Julho, como pretende o grupo 5 1, "prejudicaria o clima positivo que atualmente existe" nas negociações.
Mottaki voltou a pedir que as diferentes partes envolvidas, nomeadamente "os países europeus, a Rússia, a China e os outros, aceitem a idéia do Irã de organizar reuniões com vista a excluir as ambiguidades, analisar os problemas e responder às questões".
"As negociações não devem estar sujeitas a condições prévias, porque se a outra parte quiser fixar condições, a República Islâmica do Irã tem prioridade nesse aspeto. Aceitámos não impor condições e naturalmente também não as aceitamos", acrescentou.
Os países do grupo 5 1 (Alemanha, China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia) continuam a aguardar uma resposta do Irã à proposta apresentada.
Tal proposta não contempla ameaça de sanções, mas os ocidentais não escondem que a sua rejeição por Teerã abriria o caminho a medidas de retaliação pelo Conselho de Segurança da ONU.
O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, declarou sexta- feira que o Irã dará uma resposta até 22 de Agosto.
A reunião entre Steinmeier e Mottaki destinou-se à preparação de um encontro a realizar na próxima semana entre Ali Larijani, secretário do Conselho Supremo da Segurança Nacional iraniana, e o Alto Representante da União Europeia para a política externa, Javier Solana.