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Fiat lança Siena 1.4 com motor tetrafuel
Segunda-feira, 19/06/2006 - 16:04

Desde que criou o primeiro veículo de passeio com motor a álcool do Brasil, em 1979, a trajetória da Fiat Automóveis tem sido marcada pelo pioneirismo. Agora, mais uma vez, a montadora inova no uso de combustíveis com o lançamento do Fiat Siena 1.4 Tetrafuel – o primeiro veículo do mundo a rodar com quatro combustíveis: álcool hidratado; gasolina brasileira (que atualmente possui 20% de álcool); gasolina pura, como a existente em outros países da América Latina e Europa; e Gás Natural Veicular, ou GNV.

No motor 1.4 Tetrafuel do Siena, o sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela Magneti Marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição
Além de poder utilizar estes diferentes combustíveis, a grande inovação tecnológica do novo modelo é o fato de uma única central eletrônica gerenciar o uso deles de forma integrada, alternando-os de acordo com a necessidade de momento, sem interferência do motorista. Ou seja, quem decide qual o combustível mais adequado a cada instante é a centralina, deixando o motorista livre para concentrar sua atenção em dirigir o carro. Ele não precisa se preocupar com o combustível em uso e tampouco aperta botões no painel para trocá-los.

O sistema de gerenciamento eletrônico, desenvolvido pela Magneti Marelli, seleciona a melhor opção de combustível para cada condição. Quando a central faz a mudança entre combustíveis, ela acontece sem trancos, garantindo um desempenho constante em qualquer condição de rodagem. Naturalmente, priorizando a economia, a primeira escolha do sistema é o GNV. Mas quando os sensores da centralina detectam uma situação, como a necessidade de torque extra para fazer uma ultrapassagem mais rápida ou subir uma ladeira íngreme com maior aceleração, a comutação para combustível líqüido é feita automaticamente.

O motor volta a utilizar o GNV sempre que o sistema detecta que ele é o combustível mais conveniente para aquele momento.

Para que fosse possível equipar o Fiat Siena com esta nova tecnologia, o modelo passou por algumas alterações técnicas:

O motor 1.4 Tetrafuel, desenvolvido pela Fiat Powertrain Technologies, recebeu as seguintes novidades:

  • Novo coletor de aspiração com 4 bicos injetores exclusivos para GNV – nas adaptações encontradas no mercado é utilizado apenas um bico injetor

  • Novo material e nova geometria das sedes das válvulas

  • Novos componentes: manômetro, tubulações, válvulas de abastecimento, galerias e injetores de gás natural veicular

    O chão do porta-malas foi reforçado para receber a fixação e os suportes dos cilindros de GNV. Cada cilindro possui capacidade para até 6,5 metros cúbicos de gás a 200 bar de pressão;

    A suspensão traseira foi dotada de molas específicas. Na dianteira, as molas foram alteradas e adotou-se uma barra estabilizadora de maior diâmetro. Tudo isso visando manter a altura livre do solo do modelo (igual à do sedã na versão ELX 1.4 Flex) e manter as mesmas características de conforto e estabilidade que já destacam o Fiat Siena;

    Foram alteradas as forças de atuação dos freios traseiros, a fim de garantir a mesma eficiência presente nos freios da versão 1.4 Flex;

    Novos Instrumentos - O Fiat Siena 1.4 Tetrafuel ganhou um novo quadro de instrumentos, com indicação do nível de GNV, advertência de baixo nível de GNV, aviso de avaria no sistema, temperatura externa e Trip Computer B.

    Os quatro injetores específicos para GNV injetam seqüencialmente, de acordo com a ordem de ignição, e o gás natural entra puro, ainda sem a mistura com ar. A partida é sempre feita com combustível líqüido.

    Porém, se o volume de combustível líqüido no tanque for inferior a 4%, a partida será feita emergencialmente com GNV. Essa situação só ocorrerá se o motorista ignorar a luz-espia de reserva de combustível ao longo de várias partidas. Isso porque, no momento em que o nível de gasolina atinge a reserva, o sistema pára de utilizá-lo em comutações, reservando-o para as partidas a frio.

    Da mesma forma, caso a pressão nos cilindros de GNV seja inferior a 10 bar – uma luz-espia no painel se acende avisando o motorista de que há pouco gás natural nos cilindros –, a centralina deixará de usar GNV a fim de evitar falhas no funcionamento devido à baixa pressão.

    Com relação à segurança, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel mantém a tradição Fiat de automóveis que privilegiam a integridade física dos ocupantes. Por isso, o novo sistema Tetrafuel embute mecanismos de segurança passiva que evitam danos maiores em caso de acidente, testados inclusive em provas de crash-test e testes de fogo. Um exemplo é o posicionamento e a fixação dos dois cilindros de GNV: foram projetados para superar as provas de colisões de acordo com os mais recentes padrões de segurança.

    Além disso, os componentes do sistema de gás natural foram construídos e testados para não apresentar vazamentos. Se uma tubulação se romper, há um mecanismo que interrompe a alimentação de GNV.

    O sistema também é dotado de dispositivo de alívio. Se ocorrer sobrepressão, ele permite o vazamento de GNV para a atmosfera, e, em caso de colisão, bloqueia a alimentação do gás. Esse bloqueio é comandado pelo interruptor inercial de combustível.

    Vale lembrar que o sistema Tetrafuel é instalado pela fábrica. Assim, o novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel conta com a mesma garantia oferecida ao Fiat Siena 1.4 Flex: um ano sem limite de quilometragem. E cinco anos, sem limite de quilometragem, para a carroceria.

    Outra novidade do novo Fiat Siena 1.4 Tetrafuel é o aumento da lista de itens de série que passa a contar com direção hidráulica, vidros dianteiros com acionamento elétrico e travas elétricas.
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