Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Quinta-feira, 30 de Outubro de 2014    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!











Um produto da
Texto Pronto Comunicação

:: Bahia ::
Cidades
São Francisco do Conde mostra potencial no Festival do Interior
Quinta-feira, 04/05/2006 - 11:04

São Francisco do Conde (BA) - Pertinho da Capital e com belezas inigualáveis. Assim é São Francisco do Conde, a 66 km de Salvador, considerada a pérola do Recôncavo
Baiano. Com uma geografia privilegiada, localizada no extremo norte da Baía de Todos os Santos, a cidade é um do ponto turístico importantes da Bahia.

Histórias fascinantes como a do malvado Barão de Cajaíba são passadas de geração em geração, e revelam, com riqueza, as tortuosas condições que os negros vindos da África viviam na sede da fazenda, localizada na ilha que fica em frente ao município.

Arquivo JM
No Festival do Interior, o público poderá conhecer um pouco das reservas naturais, a culinária, o artesanato e os grupos folclóricos de São Francisaco do Conde
Figuras importantes do Brasil Império também fazem parte da história local. Umadas iniciativas do governo de Dom Pedro II foi inaugurar a primeira escola agrícola da América Latina cujo prédio hoje se encontra em ruína.

São Francisco do Conde tem muito mais. E tudo poderá ser visto no Festival do Interior, que acontece no Parque de Exposições, entre os dias 05 e 07 de maio. De acordo com o secretário de Turismo, Hendel Reis, a idéia é mostrar no stand de 200 m2, que terá como decoração a Ilha de Cajaíba, as riquezas de um dos municípios mais importantes da Bahia.

Uma personagem ilustre de São Francisco do Conde, Maria Domingas dos Santos, será homenageada este ano. Mais conhecida como Maria do Benzer. Filha de escravos, começou a trabalhar desde os 9 anos de idade na roça. Aos 15, aprendeu a fazer uma cocada chamada "Puxa", que se tornaria uma tradição da culinária local. O apelido se deve ao apelo que Maria fazia na Praça da Independência todos os dias, quando chegava para vender as cocadas e gritava: "Quem vai me benzer?"

Ela faz parte, de acordo com o professor José Jorge do Espírito Santo, da resistência da Raça Negra.

Durante o evento, o público poderá conhecer um pouco das reservas naturais existentes no local, a culinária, o artesanato e os grupos folclóricos que mostram verdadeiras preciosidades, como o Samba-Chula, apresentação musical considerada patrimônio da Humanidade. "Vamos desmitificar que São Francisco do Conde é somente a terra do petróleo. Aqui, existem muitas coisas boas para fomentar o Turismo", garante o secretário de Turismo.

São João - Quanto ao evento mais importante do primeiro semestre do ano, o São João, a prefeitura também está trabalhando para que a festa tenha muito sucesso. A programação é uma das mais extensas do calendário junino na Bahia. Este ano existe uma previsão que cerca de 90 atrações animem o São João de São Francisco do Conde.

"Serão sete dias de muita animação, divididos da seguinte maneira: 22, 23 e 24 de junho e 28, 29, 30 de junho e primeiro de julho" finaliza o secretário de Turismo.

| Próxima Notícia >>

Leia Também


JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
Primeiro Nome:
Profissão:
E-Mail:
Assinar  
Cancelar  
Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

<< Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  

BLOG DO JM

ALÔ BAHIA

:: Plantão


:: Enquete
A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
Desculpe-nos pelo transtorno.

Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


CapaClassificados Recomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

Copyright 2001-2011 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.