Salvador - A Secretaria Municipal da Comunicação da Prefeitura Municipal de Salvador inicia, a partir do dia 16/11, o credenciamento de profissionais de comunicação para a cobertura do carnaval 2006 (de 23 de fevereiro a 1º de março). O credenciamento poderá ser feito pelos veículos de comunicação, diretamente pelos profissionais desses órgãos e por profissionais autônomos e free-lancers até o dia 6 de fevereiro.
O carnaval de Salvador é considerado como a maior festa popular do mundo e conta com a participação de tradicionais trios elétricos, blocos afros e estrelas da música brasileira. Em 2006, o tema da festa será: “Salvador: O Coração do Mundo Bate Aqui”. O tema faz referência à internacionalização cada vez maior do carnaval da cidade. Outra referência é aos tambores da herança africana que tanto marca a cultura soteropolitana. No próximo ano, pela primeira vez, a abertura oficial da festa não se dará no Campo Grande, e sim no bairro da Liberdade, tido como o bairro com maior população negra de Salvador e sede do grupo Ilê Ayiê.
O profissional credenciado pela Prefeitura de Salvador terá acesso a um amplo Centro de Imprensa instalado no Hotel da Bahia / Rede Tropical, localizado no Campo Grande, centro de toda a festa. O Centro de Imprensa é dotado de terminais de computador conectados à internet, linhas telefônicas, fax, copiadoras, laboratório de fotografia colorida e equipamentos de última geração para transmissão de fotos digitais. Alguns blocos, trios elétricos e camarotes possuem credenciamento próprio.
COMO FAZER O credenciamento da Prefeitura é feito somente e diretamente pela Secretaria Municipal da Comunicação, por meio do Núcleo de Credenciamento Carnaval 2006, localizado na Avenida 7 de Setembro, n° 89, Edifício Oxumaré, sala 701, Ladeira de São Bento, Centro de Salvador, das 9 às 17 horas de segunda à sexta-feira. O Núcleo também pode ser contatado pelo telefone 71-3176-1414, pelo fax 71—3321-6020, ou, ainda, pelo e-mail credenciamento2006@salvador.ba.gov.br
A solicitação de credenciamento de profissionais vinculados a empresas deve ser enviada por escrito, com o timbre do órgão para o qual trabalha devidamente assinada pelo diretor/editor ou responsável pela cobertura do evento. Deve ser acrescida também do endereço, CEP, telefone, fax, e-mail da empresa e nome para contato. São exigidos ainda os seguintes documentos: Nome completo de cada profissional a ser credenciado, com cópia de RG, CPF, Passaporte (para profissionais estrangeiros), n° e comprovação de registro profissional (DRT/MT).
Aos autônomos, pesquisadores e free-lancers, além de toda a identificação /documentação pessoal, são exigidos endereço, telefone, e-mail, e uma justificativa do trabalho que pretende desenvolver no carnaval. Não serão credenciadas pessoas estranhas à atividades inerentes à cobertura jornalística do carnaval. Só serão credenciados sites de notícias da internet devidamente registrados na Fapesp, no ar por mais de dois anos. O pedido deve partir do responsável pelo domínio do site. Outras informações sobre o carnaval e suas atrações podem ser obtidas na Empresa de Turismo de Salvador (Emtursa): 71-3176-4200, ou pelo portal : www.carnaval.salvador.ba.gov.br.