[an error occurred while processing this directive]
Jornal da Mídia - Notícias em Cima da Hora  

CapaClassificadosEmpregosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui
Sábado, 4 de Julho de 2009    H
Publique nosso noticiário em seu site como se ele fosse seu. É grátis e fácil!!!













Um produto da
Texto Pronto Comunicação

Publicação produzida com o sistema JornalFácil da
PBP Interativa

:: Blog do Jornal da Mídia ::

Próxima Página >> Há nesta página 17 notas de um total de 47 << Página Anterior

Lula amplia vantagem e venceria no primeiro turno
Terça-feira, 22/08/2006 - 21:18
Do Globo.com:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tenta a reeleição, ampliou a vantagem em relação a seu principal concorrente na corrida presidencial, o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin. Em pesquisa divulgada nessa terça-feira, Lula subiu dois pontos percentuais em relação ao último levantamento e agora soma 49% das intenções de voto. Alckmin mostrou leve recuperação em relação a pesquisa divulgada no início do mês subindo apenas um ponto percentual. O tucano agora tem 25% das intenções de voto.

A diferença entre Lula e Alckmin, que na pesquisa passada era de 23%, subiu para 24%. Se as eleições fosssem hoje, o presidente seria reeleito no primeiro turno.

Heloísa Helena (PSOL) está em terceiro lugar com 11%. Cristovam Buarque (PDT) tem 1%. José Maria Eymael (PSDC), Luciano Bivar (PSL) e Rui Pimenta (PCO) não atingiram 1% das intenções de voto. Votos brancos e nulos somam 6% e indecisos 7%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

O Datafolha também fez uma simulação para o segundo turno entre Lula e Alckmin. Com 55% das intenções de voto, o petista venceria o tucano, que soma 36%.

O Datafolha ouviu 6.279 em 272 municípios entre segunda e terça-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 13889/2006.


Globo.com

• 

Conselho de Ética abre processos contra 67 deputados sanguessugas
Terça-feira, 22/08/2006 - 19:19
Priscilla Mazenotti, da Agência Brasil:

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), instaurou hoje (22) processo contra 67 dos 69 deputados citados no relatório da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito dos Sanguessugas, que investiga a compra irregular de ambulâncias com recursos públicos.

Dois deputados renunciaram e, por isso, terão os processos arquivados. Nos próximos dias os deputados devem ser notificados e aí começa a contar prazo regimental de cinco sessões no plenário para a apresentação da defesa e das cinco testemunhas.

No próximo dia 4 de setembro, Izar fará o sorteio para escolha dos relatores. Hoje, o deputado também abriu representação contra os deputados B. Sá (PSB-PI) e Domiciano Cabral (PSDB-PB). B. Sá é acusado de negociar propina com uma construtora. Domiciano teria sugerido ao sogro, que é dono de uma construtra, que fizesse negócios com o Ministério dos Transportes.

• 

PSDB e PFL discutem idéia de intervir nos diretórios estaduais
Terça-feira, 22/08/2006 - 11:02
Do Blog de Josias de Souza, na Folha Online:

A deserção de políticos do PSDB e do PFL à candidatura presidencial de Geraldo Alckmin abriu na cúpula dos dois partidos uma discussão sobre a conveniência de intervir em diretórios estaduais. A idéia, debatida em segredo, soa mais como ameaça vã do que como algo efetivo. Além de não ser consensual, a tese esbarra na resistência do grupo de auxiliares mais próximos a Alckmin.

Embora desconsolados, os assessores mais chegados ao candidato fazem uma leitura realista do quadro eleitoral. Acham que o apoio a Alckmin não virá por decisões impostas manu militari. Avaliam que eventuais intervenções em diretórios estaduais apenas agravariam o problema. O único modo de conter a debandada seria uma recuperação nas pesquisas de opinião.

A crise em torno de Alckmin cresceu por conta de uma decisão tomada pelo governador tucano do Ceará, Lúcio Alcântara. Rompido com o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), Alcântara, além de esconder Alckmin na sua propaganda eletrônica, levou ao ar nesta segunda-feira imagens do adversário Lula.

Dando corda à disseminação no Estado de comitês batizados de Lu—Lu (Lula para a presidência e Lúcio para o governo), Alcântara expôs na televisão imagens de um discurso em que Lula cobre-lhe de elogios. Foi feito por no município cearense de Missão Velha em 6 de junho, no lançamento da pedra fundamental da Ferrovia Transnordestina. Logo a Transnordestina, uma das obras que compõe o discurso negativo usado pelo tucanato para tentar desqualificar Lula. O próprio Alckmin já mencionou o projeto ao listar o que chama de realizações “de mentirinha” do governo petista, uma “propaganda enganosa”.

Alcântara realçou no programa o entendimento "permanente" dos governos estadual e federal. Disse possuir "ótimo relacionamento" com Lula. E arrematou: "Quero continuar contando com a parceria do governo federal e, sobretudo, com a parceria do povo cearense (...)".

Entre quatro paredes, Tasso Jereissati destila irritação ao referir-se a Alcântara. O ex-aliado dá de ombros. Ouvido pelo blog, um auxiliar de Alcântara disse que Tasso perdeu a autoridade para palpitar sobre os rumos da campanha ao tentar retirar o governador da disputa à reeleição. Quis convencê-lo a concorrer ao Senado, facilitando a candidatura adversária de Cid Gomes (PSB), irmão de Ciro Gomes.

Ao tentar associar a sua imagem à de Lula, Alcântara repete expediente usado por Mendonça Filho (PFL) em Pernambuco, Estado do vice de Alckmin, José Jorge (PFL), e do coordenador da campanha tucana, Sérgio Guerra (PSDB). Há uma semana, Mendonça, em tese um aliado de Alckmin, também levou ao ar imagens de Lula.

Acionada, a Justiça Eleitoral proibiu o PFL pernambucano de mostrar Lula em seu programa. Para contornar a proibição, a propaganda de Mendonça passou a citar Lula. Nesta segunda-feira, o locutor do programa realçou a suposta “parceria” que une Mendonça a Lula. Mencionou duas “obras importantes”: a Refinaria da Petrobras e, de novo, a mesma Transnordestina que o tucanato chama de “obra de papel”.

Repete-se com o PSDB o fenômeno que infelicitou a candidatura presidencial de José Serra em 2002. Alckmin acha que os quintas-colunas mudarão de comportamento a partir de sua recuperação nas pesquisas. Munido de dados internos, o candidato confia que a subida virá. O otimismo depende, porém, do teste das pesquisas.


Clique aqui e leia o Blog de Josias de Souza

• 

'Maus Gestores': mais seis candidatos da Bahia na lista.
Segunda-feira, 21/08/2006 - 22:07
Por determinação do TRE-BA, a foto e as informações sobre Joélcio Martins da Silva já não estão mais no infográfico da Agência Brasil
O infográfico da lista de “maus gestores” da Agência Brasil mostra os deputados estaduais e federais candidatos nas eleições de 2006 que praticaram irregularidas apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além de Joélcio Martins da Silva (PMDB-BA), cujo nome foi retirado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (leia matéria mais abaixo), o trabalho da ABr divulga nomes de outros seis baianos candidatos a uma vaga na Assembléia Legislativa.

O trabalho da Agência Brasil foi muito bem produzido e serve como um alerta para os eleitores. Quando o internauta clica na foto, aparecem as informações sobre as irregularidades praticadas pelo candidato apontadas pelo TCU.

Os outros candidatos a deputado estadual da Bahia cujos nomes continuam na relação são os seguintes:

  • JOSÉ EUDORO REIS TUDE (PFL-BA) - Cargo: Prefeito de Camaçari/BA. Contração de professores sem concurso público, aplicação irregular de verba da educação; não comprovou aplicação de verba destinada a obras de saneamento básico; não prestação de contas de recebimento de royalties.

  • ÂNGELO MÁRIO CORONEL DE AZEVEDO MARTINS (PL-BA) - Cargo: prefeito de Coração de Maria – BA. Omissão na prestação de contas Royalties do Petróleo em 1999.

  • ANTONIO GALDINO DE OLIVEIRA FILHO (PRP-BA) - Cargo: prefeito de Nilo Peçanha – BA. Em 1989 e 1991 não prestou contas de recebimento de royalties de petróleo. Não comprovou a execução de obras de infra-estrutura e desvio de verba destinada a construção de hospital, além de desvio de dinheiro da educação.

  • ANTONIO JOSEVALDO SILVA LIMA (PSDC-BA) - Cargo: prefeito de Serrinha – BA. 1988, recebeu verbas, mas não comprovou obras de infra-estrutura urbana.

  • ARISTON CORREIA ANDRADE (PMDB-BA) - Cargo: prefeito de Monte Santo/BA. Recebeu recursos públicos, mas não comprovou a construção de casas populares, escola e obras de infra-estrutura. Também não comprovou aplicação de royalties de petróleo.

  • SILVIO ROMERO ALMEIDA DE CARVALHO (PSDB-BA) - Cargo: encarregado de tesouraria da ECT de Rodelas/BA. Apropriação indevida de arrecadação e extravio de reembolsos postais.

    Se você quiser conferir o bonito trabalho da Agência Brasil sobre os maus gestores, clique aqui.
  • • 

    TRE-BA determina que Agência Brasil retire informações sobre candidato
    Segunda-feira, 21/08/2006 - 21:19
    Deu na Agência Brasil:

    O juiz Saulo Casali Bahia, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Bahia, atendeu a pedido do candidato a deputado estadual Joélcio Martins da Silva (PMDB) e determinou, em caráter provisório (liminar), que a Agência Brasil retire do ar informações sobre o político no infográfico da lista de “maus gestores”.

    O infográfico Maus Gestores 2 apresenta o nome de 51 candidatos a deputado estadual que tiveram suas gestões condenadas pelo Tribunal de Contas da União em última instância (transitado em julgado) e constam da lista de inelegíveis, entregue pelo TCU ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a cada ano eleitoral. Essa lista está disponível para consulta no site do TCU (clique aqui) e no do TSE (clique aqui).

    O juiz considera que, da forma como estão apresentados o nome e a foto do candidato, isso “poderá repercutir negativamente em sua candidatura”. Cumprindo a liminar, a menção ao candidato foi retirada do ar.

    “A Radiobrás recebeu a decisão do TRE da Bahia e prontamente acatou o teor da liminar parcial, que solicitou a exclusão do nome do candidato no gráfico Maus Gestores 2. Nós informamos que vamos encaminhar ao tribunal as razões pelas quais entendemos lícita a manutenção da matéria na íntegra”, afirma Bruno Vicchi, Diretor Jurídico da Radiobrás.

    • 

    Imbassahy está à frente de Durval na pesquisa da P&A
    • Por Redação do Jornal da MídiaSegunda-feira, 21/08/2006 - 21:03
    A disputa para o Senado Federal continua acirrada entre o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) e o ex-governador João Durval Carneiro (PDT), segundo a pesquisa da P&A – Pesquisa e Análise.

    Os números são os seguintes:

  • Imbassahy - 36,7%
  • João Durval - 31,2%

    O candidato do PFL, Rodolfo Tourinho, continua muito atrás. Ele tem somente 4,5% das intenções de voto e está tecnicamente empatado com o humorista Juca Chaves, do PSDC, que tem 3,2% - a margem de erro da pesquisa é de 5 pontos, para mais ou para menos.

    Os demais candidatos ao Senado têm juntos 2,9%. Os eleitores que afirmaram não escolher nenhum dos candidatos chegam a 13%, enquanto os indecisos somam 8,5%.
  • • 

    Pesquisa feita para a TV Itapoan mostra vantagem de Souto
    • Por Redação do JMSegunda-feira, 21/08/2006 - 20:55
    Pesquisa encomendada pela TV Itapoã ao instituto P&A – Pesquisa e Análise, divulgada agora à noite e realizada com 401 eleitores de Salvador entre os dias 12 e 16 de agosto, mostra que o governador Paulo Souto (PFL) se reelegeria no primeiro turno.

    Souto aparece com 55,6% das intenções de voto. Jaques Wagner, do PT, tem 19,5%. Em terceiro lugar aparece a candidata do Prona, Teresa Serra, com 3,2%.

    Os outros cinco candidatos, somados, não chegam a 8% das intenções de voto, enquanto 5,5% declararam estar indecisos e 8,5% dos entrevistados disseram não ter candidato.

    A margem de erro é de cinco pontos percentuais, para mais ou para menos.

    • 

    Dirceu transtornado por Lula ter dito que o havia demitido
    Segunda-feira, 21/08/2006 - 19:47
    De Lauro Jardim na coluna Radar, na Veja:

    Dirceu transtornado

    Aos mais próximos, José Dirceu mostrou-se transtornado após a já célebre entrevista de Lula ao Jornal Nacional, em que o presidente afirmou tê-lo demitido da Casa Civil. No auge da irritação, chegou a falar em rompimento com o presidente. Depois, pragmaticamente, baixou a bola.


    • Revista Veja (para Assinantes)

    • 

    TSE tira Lula da propaganda de candidatos a deputado na BA
    Segunda-feira, 21/08/2006 - 16:10
    De Heliana Frazão, em O Globo:

    O ministro Marcelo Ribeiro, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concedeu neste domingo uma liminar determinando a suspensão imediata da participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concorre à reeleição pelo PT, da propagada política no horário eleitoral gratuito destinado aos candidatos proporcionais da legenda (deputados federal e estadual), na Bahia. A medida atende a uma representação encaminhada pela coligação Uma Nova Bahia a Cada Dia (PP/PFL/PL/PAN/PHS/PTC), encabeçada pelo governador Paulo Souto, que também tenta a recondução ao cargo.

    - Os programas dos deputados do PT só tem praticamente a imagem de Lula e a legislação eleitoral veda isso. É proibida a participação de candidato majoritário no horário dos proporcionais e vice e versa - argumentou o advogado Ademir Ismerin, que deu entrada na representação, em Brasília.

    O advogado anexou degravação da propaganda em que é feito pedido de votos para Lula e pediu, além da retirada da imagem do presidente-candidato, a aplicação da pena para esse tipo de ilegalidade, que constitui na perda do tempo equivalente no programa do beneficiado, no caso o presidente Lula. Caso seja mantida a veiculação, a coligação PT, PCdoB, PTB e PMN estará sujeita também ao pagamento de multa.

    Alinhar as campanhas estaduais em todos os níveis à do presidente Lula é uma orientação nacional do PT, que aposta no carisma pessoal do presidente para puxar votos aos seus candidatos a deputado estadual e federal. A idéia é dar maior visibilidade às ações do governo federal, que é o que têm feito os candidatos baianos.

    O Globo

    • 

    Ex-ministro Palocci anda magoado com o presidente Lula
    Segunda-feira, 21/08/2006 - 00:12
    Do colunista Cláudio Humberto:

    Poço de mágoas

    Antônio Palocci anda magoado com Lula, sobretudo depois de o presidente mentir ao “Jornal Nacional”, afirmando que o demitiu.


    • Coluna de Cláudio Humberto

    • 

    Brasil continua vulnerável a crises externas, diz Ipea
    Domingo, 20/08/2006 - 23:34
    Do Blog de Josias de Souza na Folha Online:

    Autoridades do governo Lula vêm sustentando há meses a tese de que a economia brasileira, por “sólida”, está imune aos efeitos de uma eventual crise financeira internacional. Estudo feito pelo Ipea, instituto de pesquisas vinculado ao Ministério do Planejamento, revela que a coisa não é bem assim.

    O estudo analisa os fatores que pesaram na definição das taxas de risco de 24 países emergentes no período de 1998 a 2005. Ao final, o documento lista as nações que estão “mais vulneráveis a um choque de percepção de liquidez e risco”. As economias mais expostas a eventuais crises externas são: Nigéria, Brasil, Equador, Ucrânia, Venezuela, Uruguai, Panamá, Argentina, Rússia, Turquia, Bulgária, Indonésia, Peru e Colômbia.

    O estudo traz a assinatura de quatro economistas: Kátia Rocha, Roberto Siqueira, Felipe Pinheiro e Leonardo Carvalho. Anotam que, em 2006, os países emergentes lograram alcançar “o nível mais baixo de
    spreads soberanos de todos os tempos”. Chegou-se a esse cenário graças a “uma conjuntura extremamente favorável”, que combina “alta liquidez internacional” e “baixa percepção de risco dos investidores”, além da melhoria relativa dos fundamentos econômicos dos países.

    “Todavia”, anota o texto do Ipea, “a questão crucial para esses mercados (emergentes) recai na sustentabilidade dos níveis dos
    spreads em razão de diversos choques externos como os de liquidez, aversão ao risco e os referentes à desaceleração econômica mundial capitaneada pelo alto preço do petróleo”. A resposta encontrada foi a de que os países em desenvolvimento, o Brasil entre eles, estão, sim, vulneráveis a uma eventual crise externa.

    Na lista dos países que seriam mais afetados por uma crise internacional de liquidez o Brasil aparece em sétimo lugar, atrás apenas de Ucrânia, Nigéria, Rússia, Equador, Bulgária e Turquia. No quadro das nações mais vulneráveis a eventuais choques de risco, o Brasil é o segundo da lista, depois da Nigéria.

    Entre os fatores de risco que pesaram na definição da vulnerabilidade a que cada país está exposto pesaram fatores ligados às boas técnicas de “governança”. Incluem a eficiência dos governos, a qualidade da regulação estatal, o aparato legal e o controle da corrupção.

    (...)


    • Blog de Josias de Souza

    • 

    Lula aderiu ao Botox para aparecer no horário político da TV
    Domingo, 20/08/2006 - 23:13
    De Juliana Linhares na VEJA:

    (...) O presidente Lula aderiu ao partido do Botox. Ele vem se mostrando na televisão com uma face mais lisa, mais firme e mais jovem graças a sucessivas aplicações de Botox – a toxina que puxa, estica e remoça, item obrigatório nos pacotes de beleza oferecidos pelas clínicas dermatológicas (veja reportagem). O embotocamento de Lula foi feito pela clínica paulista Denise Steiner. Lá, fotos do presidente rejuvenescido são exibidas aos clientes como um exemplo de caso de homem maduro e ilustre que, livre de preconceitos, aderiu a um procedimento estético moderno.

    Lula já colocou Botox três vezes. A primeira sessão ocorreu no início de 2004. A última, dias antes da entrevista que ele concedeu há duas semanas ao Jornal Nacional, da Rede Globo. As aplicações foram feitas pela própria Denise Steiner. Todas as vezes, ela viajou de São Paulo para Brasília, sempre no fim da tarde de sexta-feira, para atender o presidente na residência oficial. Nessas visitas, além de renovar o Botox de Lula, a médica usou ácido retinóico nas bochechas, no nariz e na testa do presidente. O procedimento serve para provocar uma leve escamação química na pele, que se renova e ressurge com menos manchas. O ácido também tem a função de ajudar a fechar os poros do rosto de Lula e diminuir o aspecto oleoso de sua pele. O tratamento é conhecido pelo seu nome em inglês,
    peeling.

    (...)

    Boa imagem rende votos, sim, garantem os especialistas. "Por meio da TV, o eleitor constrói uma identidade do político. Se penteado, roupa e maquiagem estão bem-feitos, o candidato passa uma idéia de juventude, de disposição e de simpatia", diz Gaudêncio Torquato, consultor em marketing político. "Já se o sujeito se apresenta mal-ajambrado e suado, o telespectador logo associa essa imagem à de um candidato cansado, mal-humorado e, conseqüentemente, derrotado."

    (...)


    • Clique aqui para ler a matéria completa.

    • 

    Lula já tem pronta uma estratégia contra baixaria
    Domingo, 20/08/2006 - 16:23
    Do Blog de Josias de Souza, na Folha:

    À espera de uma bateria de ataques de Geraldo Alckmin, que considera “previsíveis”, Lula definiu com sua equipe a estratégia da reação. Decidiu-se que, em princípio, o revide será feito fora dos programas de rádio e televisão. Concluiu-se que o uso da propaganda eletrônica para responder a eventuais investidas de Alckmin daria ao oponente um cartaz que as pesquisas de opinião não lhe atribuem.

    Os responsáveis pelo marketing da campanha de Lula repassaram-lhe a avaliação de que a opção pela “baixaria”, longe de melhorar a posição de Alckmin, tende a complicar-lhe a vida. Passará ao eleitorado a sensação de “desespero” diante da perspectiva da derrota.

    A equipe de Lula considera, de resto, que o presidente, sob bombardeio intenso desde maio do ano passado, está imune a questionamentos no campo da ética. Escândalos como o do mensalão e o da máfia das ambulâncias, que o comitê de Alckmin decidiu explorar, atingem mais o Congresso do que o Executivo.

    Reza a boa técnica do marketing que, antes de chamar o oponente ao ringue, o candidato desafiante precisa fortalecer a sua musculatura. Algo que, na opinião do comitê de Lula, Alckmin ainda não conseguiu. As pesquisas feitas por encomenda da equipe de marketing do PT indicam que o presidenciável tucano já desfruta de taxas de conhecimento superiores a 60%. A imagem que o eleitorado tem dele, porém, é fluida. A maioria ouviu falar de Alckmin, mas não o identifica como uma alternativa consistente a Lula.

    Em bom marquetês, a língua dos marqueteiros, diz-se que a imagem de Alckmin ainda não estaria “implantada” na cabeça do eleitor. Partir para a briga em tais condições, segundo o raciocínio da equipe de Lula, é algo tão arriscado quanto o desafio de um peso pena a um peso pesado do boxe. Avalia-se também que: 1) Alckmin não tem o perfil de um “brigador”; 2) a munição de que dispõe é velha; e 3) Lula teria desenvolvido “anticorpos”.


    Clique aqui e leia matéria na íntegra

    • 

    Lula acusa PSDB de dar as costas aos pobres e nordestinos
    Domingo, 20/08/2006 - 09:00
    Deu no portal Terra:

    Durante comício em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou, na noite de sábado, o rival Geraldo Alckmin e seu partido, PSDB, de darem as costas aos excluídos e nordestinos. Segundo Lula, o tucano - seu principal adversário nas eleições desse ano - não investiu recursos para a população pobre e trabalhou contra projetos sociais do governo federal enquanto governava São Paulo.

    O pronunciamento de Lula contra Alckmin foi um reflexo a respeito de uma declaração do candidato a governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sobre a migração de nordestinos no Estado. Segundo o jornal Folha de S.Paulo Serra declarou em entrevista à SPTV, que "diferentemente dos Estados do Sul, que são os que têm melhor situação nos exames, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando, este é um problema". A declaração gerou polêmica e repúdio por parte de Aloizio Mercadante e estudiosos da área, que a classificaram de preconceituosa.

    Em Campo Limpo, na zona sul da capital paulista, Lula condenou "o preconceito da elite". Segundo o Estado de S.Paulo, a organização da campanha petista calculou que cerca de 8 mil pessoas foram ver o presidente-candidato no bairro populoso da periferia.

    O petista ainda afirmou que, depois de Getúlio Vargas, foi o político que mais cuidou dos pobres. Ele também afirmou ser contra a reeleição, mas que agora que descobriu que pode ajudar os pobres, vai experimentar de novo.


    Clique para ler matéria na íntegra

    • 

    Vargas Llosa: sem Fidel, Cuba vira ditadura capitalista.
    Sábado, 19/08/2006 - 22:51
    Do Blog de Josias de Souza na Folha Online:

    O jornal argentino La Nacion publica neste sábado artigo em que Mario Vargas Llosa discorre sobre o que, a seu juízo, deve ocorrer em Cuba depois da morte de Fidel Castro. Chama-se "O princípio do fim". Se o escritor estiver certo em suas digressões, o povo cubano está condenado a escorregar de uma ditadura de esquerda para outra de direita, capitalista, controlada pelos mesmos militares que hoje se excedem em mesuras ao redor do leito de Fidel Castro. Com o apoio dos EUA.

    Vargas Llosa se exime de especular sobre as reais condições de saúde de Fidel. Limita-se a fazer considerações sobre o que pode ocorrer depois da morte do ditador. “Cuba será livre, sem dúvida, mais cedo do que tarde”, diz o escritor, “mas não por pressão de um povo sedento de liberdade, nem pelo heroísmo de grupos de cidadãos idealistas”. O processo será “tão pouco ideológico como uma hemorragia intestinal do companheiro chefe”.

    Para Vargas Llosa, a sociedade cubana está anestesiada. “Quase meio século de regulamentação, doutrinamento, tutela, censura e medo adormecem o espírito crítico e até a mais elementar aspiração de liberdade de um povo que, por três gerações, não conhece outra verdade que não as mentiras da propaganda oficial nem parece ter outros ideais que não os mínimos da sobrevivência cotidiana ou a fuga desesperada até as praias do inferno capitalista” dos EUA.

    Remando contra a maré, Vargas Llosa anota em seu artigo que o governo Bush está menos interessado na democratização de Cuba do que tenta fazer crer. “Não só o pequeno círculo de oligarcas comunistas que cercam Fidel Castro acende velas nesses dias para as virgens e os santos do céu marxista, para que sua vida se prolongue; Bush e companhia também”, afirma.

    “A triste verdade”, escreve Vargas Llosa, “é que a democratização de Cuba, nos momentos atuais, para os EUA só significaria uma monumental dor de cabeça”. O receio de uma migração massiva de cubanos para as suas praias imporia aos norte-americanos a “monumental tarefa de ajudar a ressuscitar uma economia combalida por “quase cinqüenta anos de centralismo, estatismo e dirigismo”.

    A hipótese de Cuba adotar o modelo chinês – economia capitalista sob um governo comunista - é tratada por Vargas Llosa como “ilusória”. Uma abertura econômica tão radical, diz ele, teria em Cuba, à diferença do que ocorreu na China, “efeitos políticos imediatos e provocaria uma agitação social atiçada desde Miami que dificultaria e paralisaria os investimentos indispensáveis para assegurar o crescimento econômico e a criação de emprego”.

    O mais provável, é que “se estabeleça em Cuba uma ditadura militar de corte clássico, que, prescindindo de cartadas ideológicas, busque um acordo com os EUA, prometa evitar as migrações massivas para o Norte e, para manter as aparências, organize eleições 'democráticas' de maneira ritual, como as que organizava o PRI, no México, durante o seu reinado de 70 anos.” É, na opinião de Vargas Llosa, “a pior desgraça” que poderia suceder ao “infeliz povo cubano”: passar de uma ditadura comunista a uma ditadura capitalista, sob jugo militar.

    “A democratização, quando vier, adotará uma trajetória sinuosa, confusa, pouco heróica, e talvez se dê a dolorosa circunstância de que aqueles que a propiciem e administrem não sejam um punhado de resistentes, de limpas e generosas credenciais, mas, principalmente, os próprios cachorros da ditadura, esses filhos da revolução que (...) rivalizam agora no servilismo ao redor da cama de Fidel Castro”. Uma gente que, avalia Vargas Llosa, “já começa a sentir-se, no fundo da alma, cada vez menos comunistas e cada vez mais (...) social-democrata (a maneira politicamente correta de dizer capitalista)”.

    “Oxalá me equivoque”, finaliza Vargas Llosa, "mas creio que Cuba ainda tem um enorme caminho a percorrer antes de –como diria Borges– merecer a democracia”.


    • Blog de Josias de Souza

    • 

    Lula afirma que vitória é certa e acontecerá no 1º turno
    Sábado, 19/08/2006 - 15:43
    Do portal UOL, citando a agência Reuters:

    Pela primeira vez na atual campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), candidato à reeleição, afirmou que vai ganhar no primeiro turno. Previu também novos ataques dos adversários e recomendou usar "caneleiras" para enfrentar os chutes daqueles que estão perdendo.

    "Um general que tem a tropa que eu tenho, representada por vocês, não tem que ter medo da disputa. A luta poderá ser até difícil, mas a vitória é certa. Muito obrigado companheiros e até a vitória, se Deus quiser, em 1º de outubro [data do primeiro turno]", disse Lula.

    A declaração foi feita no final de discurso dirigido a uma platéia de sindicalistas de várias tendências que participaram de ato de apoio à candidatura do petista em um ginásio na zona leste de São Paulo.

    Todas as pesquisas de intenção de voto apontam a vitória de Lula no primeiro turno, que será realizado em 1º de outubro. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, seu principal adversário, aparece em segundo lugar e perdeu pontos nas sondagens divulgadas na semana passada.

    No resultado do Ibope anunciado nesta noite, Lula subiu um ponto, para 47%. Alckmin se manteve nos 21%.

    No mesmo discurso, o presidente, muito à vontade diante de seu tradicional nicho de apoio, disse que está preparado para enfrentar os ataques da oposição e que terá uma atitude respeitosa na campanha. Prometeu não perder a calma, a ternura e a classe.

    "Eu trato todo mundo bem, vocês já viram eu falar mal de algum governador, de algum prefeito, dos meus adversários?", indagou.


    • Clique aqui e leia matéria na íntegra.

    • 

    Abandonado no Nordeste, Alckmin tenta conter crise
    Sexta-feira, 18/08/2006 - 11:20
    Do Blog de Josias de Souza:

    A campanha de Geraldo Alckmin está, de novo, em crise. O presidenciável tucano vê na propaganda televisiva um trampolim capaz de levá-lo ao segundo turno. A expectativa não é, porém, compartilhada por seus “aliados” nos Estados. Os políticos resistem em associar sua imagem à de Alckmin.

    Esperava-se que a propaganda eletrônica de Alckmin fosse ecoada nas inserções publicitárias estaduais. Mas os candidatos que integram a aliança dão de ombros para Alckmin. Fogem da associação com um presidenciável que freqüenta as pesquisas com cara de derrotado.

    O fenômeno é mais forte no Nordeste, região em que Lula ostenta índices de intenção de voto que oscilam na faixa de 60% a 70%, contra percentuais de 11% a 15% atribuídos a Alckmin. Ouvido pelo blog, Agripino Maia, líder do PFL no Senado, esboçou uma explicação:

    “Os candidatos proporcionais (postulantes à cadeira de deputado estadual e federal) estão no fio de navalha. Qualquer fator negativo pode tirá-los da disputa. Por essa razão, têm o receio de se escorar em quem está por baixo nas pesquisas”. Acha que a sistuação vai se inverter no instante em que Alckmin recuperar terreno nas pesquisas. A dúvida é: será que ele sobe?

    O Alto comando do tucanato enxergou a luz vermelha nesta quinta-feira, ao constatar o comportamento de seus aliados em Pernambuco. Além de ignorar Alckmin, a publicidade televisiva do governador Mendonça Filho (PFL), candidato à reeleição numa coligação que inclui o PMDB e o PSDB, levara ao ar na véspera imagens de Lula.

    Para o PSDB, a aliança pernambucana era a mais azeitada do Nordeste. É de Pernambuco o candidato a vice de Alckmin, senador José Jorge (PFL). É pernambucano também o senador Sérgio Guerra (PSDB), coordenador da campanha de Alckmin. De resto, a aliança em Pernambuco conta com o ex-governador Jarbas Vasconcelos, ferrenho defensor da opção por Alckmin no PMDB.

    Com tantos fatores favoráveis, Pernambuco era o último Estado em que o PSDB esperava arrostar o abandono prematuro que se espraia por todo Nordeste. O blog ouviu também Jarbas Vasconcelos. O Ibope atribui a ele 69% das intenções de voto na disputa por uma cadeira no Senado. Funciona como uma espécie de pé-de-cabra para a candidatura governamental de Mendonça Filho (PFL).

    A exemplo de Agripino, Jarbas atribui as dificuldades de Alckmin às pesquisas: “O presidente Lula está lá em cima”, diz ele. Em Pernambuco, o presidente prevalece sobre Alckmin na proporção de 70% contra 11%. Mas Jarbas nega que tenha abandonado Alckmin. Diz ter levado Lula ao ar por necessidade tática.

    Jarbas explicou que o PT difunde em Pernambuco a idéia de que as obras mais vistosas do Estado devem-se a Lula. A imagem exibida na propaganda eleitoral de Mendonça Filho mostrou o presidente na solenidade de lançamento da pedra fundamental de uma refinaria da Petrobrás. Ao lado de Jarbas, Lula disse que sua colaboração foi fundamental para a viabilização da obra.

    “O PT se comporta como se Lula tivesse chegado a Pernambuco antes de Cabral. Foi preciso botar a imagem do Lula dizendo que eu tinha sido um parceiro fundamental para que a refinaria tivesse vindo para cá”, disse Jarbas. “Entendo a preocupação do comitê nacional de Alckmin. Mas é preciso entender que precisamos consolidar a nossa posição antes de ajudar o candidato à presidência”.


    Clique aqui e leia o Blog de Josias de Souza

    • 

    Índice Geral | Esta é a página 2 de um total de 2 | Arquivo Mensal
    Próxima Página >>   1 | 2   << Página Anterior

    JM EXPRESS - Receba gratuitamente nosso boletim diário via email
    Primeiro Nome:
    Profissão:
    E-Mail:
    Assinar  
    Cancelar  
    Confirme o cadastramento respondendo ao email que você receberá.

    << Voltar Voltar   Recomende o JM Recomendar o JM   Imprimir Página Imprimir Página  


    BLOG DO JM

    ALÔ BAHIA

    :: Plantão
    (17:37) Los Angeles prepara megaoperação para funeral de Michael
    (17:32) Quatro pessoas morrem em acidente com ônibus a caminho de Paraty
    (17:24) Escolas têm até amanhã para escolher livros didáticos
    (17:16) Alencar é hospitalizado em São Paulo com dores abdominais
    (17:13) Número de casos confirmados de gripe suína sobe para 812 no país


    :: Enquete
    A enquete está temporariamente fora do ar para manutenção.
    Desculpe-nos pelo transtorno.

    Esta enquete não tem valor científico e não representa a opinião do Jornal da Mídia


    CapaClassificadosMural OnlineRecomende o JM Fale ConoscoAnuncie Aqui

    Copyright 2001-2007 Jornal da Mídia. Todos os direitos reservados.