Kim insiste em presidir a Câmara, apesar dos 23 anos.

CLÁUDIO HUMBERTO

O deputado Kim Kataguiri (DEM), 23 anos em janeiro, insiste em presidir a Câmara, ainda que fique impossibilitado de assumir a presidência da República. A Constituição exige idade mínima de 35 anos, mas Kim lembra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na sentença em que proibiu que assumam a presidência da República integrantes da linha sucessória que sejam réus em ação no STF.

Kim Kataguiri (DEM), 23 anos, insiste em presidir a Câmara. (Foto: Reprodução/Facebook)

PRECEDENTE
No entendimento de Kim, a decisão do STF abre portas para presidir a Câmara sem assumir a presidência, nos impedimentos do titular.

OUTROS CASOS
O princípio beneficiaria outros deputados abaixo do limite mínimo de 35 anos, como Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), que tem 34 anos.

PSL REIVINDICA
Segunda maior bancada, com 52 deputados, o PSL também reivindica a presidência da Câmara. Mas falta definir o parlamentar.

TAL PAI, TAL FILHO
A Procuradoria-Geral da República denunciou por tráfico de influência o ministro do Tribunal de Contas da União Aroldo Cedraz e seu filho, Tiago Cedraz. A acusação é de que a dupla levou dinheiro para influenciar julgamentos do TCU sobre a usina nuclear de Angra 3.

PSL NA CÂMARA
A bancada do PSL na Câmara dos Deputados deve se tornar a maior bancada, após a posse em fevereiro de 2019. Ao menos dez deputados já iniciaram conversas para aderir ao partido de Bolsonaro.

BOLSONARO CRESCE NA BAHIA
O popularíssimo prefeito de Salvador (DEM), ACM Neto, que declarou apoio a Jair Bolsonaro, estima que na Bahia o candidato do PSL deve crescer dos 24% de domingo (7) para 35% “pelo menos” no 2º turno.

REFORMA DIFERENTE
A deputada eleita Joice Hasselmann (PSL-SP) disse em jantar promovido pela XP que Jair Bolsonaro deve, sim, promover a reforma da Previdência. Mas não será a de Michel Temer.

CERTEZA DO VOTO
Segundo o levantamento Paraná Pesquisa para o Diário do Poder, 53,3% dos eleitores do Distrito Federal votariam “com certeza” em Jair Bolsonaro e 16,4% em Fernando Haddad. (Registro nº BR-06352/18).

BOA VOTAÇÃO
O senador José Medeiros (Podemos-MT), um dos mais atuantes, tem sido muito cumprimentado pelos colegas. Foi eleito deputado federal com mais votos até que o cacique local Carlos Bezerra, do MDB.

A VOLTA DO HORÁRIO
A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV recomeça nesta sexta (12) para o segundo turno das eleições 2018. As propagandas serão veiculadas de segunda a sábado, em dois blocos diários de 10 minutos.

COM QUEM ANDAS
Entre os 28 candidatos a governador que ainda participam da eleição e vão disputar o 2º turno, apenas dois declararam apoiar o petista Haddad. Outros 14 apoiam Jair Bolsonaro.

PENSANDO BEM…
… o dia é de todas as crianças, incluindo as que estão entre 13 e 17.

Coluna de Cláudio Humberto. Clique AQUI e leia mais.

Notícias Relacionadas