Portal da UFBA centraliza informações sobre segurança

O propósito do portal é garantir um ambiente de tranquilidade e bem-estar nos campi da instituição.

A Universidade Federal da Bahia vem ampliando junto à comunidade universitária a divulgação do seu Canal de Segurança (https://seguranca.ufba.br/), desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), com apoio da LLAB Solutions – startup formada por estudantes da Escola Politécnica e da Faculdade de Administração da UFBA – para centralizar as informações relativas a segurança nos campi da universidade, informar as ações adotadas nessa área, divulgar estudos e estatísticas sobre segurança e, principalmente, receber e processar sugestões e ocorrências.

O propósito do portal é garantir um ambiente de tranquilidade e bem-estar nos campi da instituição, sendo parte dessa ação o Grupo de Trabalho de Segurança Institucional, formado para propor caminhos de um novo modelo de segurança na UFBA, afinado com a ideia geral de que a universidade não pode nunca ferir seu caráter de instituição plural, democrática, inclusiva e, ao mesmo tempo, de excelência em ensino, pesquisa e extensão.

O grupo é integrado por diretores de unidades, membros da gestão e representantes das entidades representativas de docentes, técnicos e estudantes, sob a coordenação da professora Lorene Pinto, pró-reitora de Desenvolvimento de Pessoas (Prodep). O canal, desenvolvido com uma interface moderna e intuitiva, pode ser acessado de qualquer computador e dispositivos móveis e já na home do site estão disponíveis as principais notícias e informações sobre a segurança na UFBA. Logo abaixo, é possível um acesso rápido a três das principais ações de segurança da instituição:

1. Ocorrências – caso a pessoa seja vítima ou observe alguma atitude suspeita, basta clicar em ‘Notifique Aqui’ e preencher as informações solicitadas para registrar a ocorrência;

2. Cadastramento de veículos – cadastramento e renovação de cadastro dos veículos que acessam a UFBA com regularidade;

3. Sugestões e Melhorias – espaço reservado para receber os apontamentos de quem transita com regularidade pelos campi e observou algum ponto de vulnerabilidade que deva ser corrigido.

Também estão disponíveis telefones e e-mails do Canal de Segurança e da Ouvidoria da UFBA. Segundo a assessora de TI da universidade, professora Fabíola Greve, que colaborou no desenvolvimento do canal, o registro mais eficiente das ocorrências vai contribuir para a UFBA elaborar estatísticas consistentes que “permitirão o desenvolvimento de planos de segurança mais eficazes”. Em sua visão, é importante o acesso constante ao canal, já que ali estarão disponíveis notícias, dicas, estudos, estatísticas, e novas ações referentes a segurança adotadas pela UFBA.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *