Presos terão cursos de qualificação profissional em Salvador e outros 17 municípios

Presos do presídio Lafayete Coutinho, em Salvador, poderão realizar cursos.

Detentos de penitenciárias de Salvador e de outras cidades baianas poderão realizar cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) a partir do dia 20 de agosto. O Pronatec Prisional contará, neste mês, com 11 turmas distribuídas em Feira de Santana, Lauro de Freitas, Serrinha e Simões Filho – além da capital baiana, neste caso, nas penitenciárias Lemos de Brito e Lafayete Coutinho.

Os cursos serão oferecidos às pessoas que cumprem pena nos regimes fechado, semiaberto, penas alternativas e aberto, além de egressos do sistema prisional. Vale lembrar que condenados têm direito à redução da pena quando estudam ou trabalham. A iniciativa é da Secretaria de Educação do Estado, por meio da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica – SUPROT.

O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Libânio, reforça a importância desse projeto piloto, que tem como proposta contribuir para a ressocialização dos detentos e para a redução da reincidência de crimes. “Acreditamos na educação e no conhecimento como importantes instrumentos de transformação. O Pronatec Prisional faz parte do nosso compromisso de universalizar o acesso ao saber, contribuindo para a construção de um futuro melhor”.

O Secretário estadual de Educação, Walter Pinheiro, defende a mesma ideia: “mais uma vez estamos levando a educação ao patamar que ela merece ter: o de agente transformador, capaz de construir e possibilitar novas realidades para todos os indivíduos”, afirma.

Em setembro, outros municípios devem ofertar os cursos, que vão de pizzaiolo à avicultor: Brumado, Barreiras, Canápolis, Eunápolis, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Santa Bárbara e Teixeira de Freitas.

São 19 cursos ofertados, alinhados às demandas de mercado, com carga horária de 200 a 500 horas, cada. São eles: Estampador de tecido, Confecção de bolsas em couro em material sintético, Agente de limpeza e conservação, Montador e reparador de computadores, Pedreiro, Pizzaiolo, Eletricista de rede de distribuição de energia elétrica, Eletricista instalador predial de baixa tensão, Maquiador, Cabelereiro, Costureiro de Máquinas Overloque, Marceneiros, Manicure e Pedicure, Pedreiro de Alvenaria, Agricultor orgânico, Auxiliar de saúde bucal, Micro- empreendedor individual (MEI), Artesão de cerâmica e Avicultor.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *