Coelba leva serviços a consumidores de Mar Grande em unidade móvel

Caminhão de serviços da Coelba começou a atender nesta segunda em Mar Grande.

O projeto Energia com Cidadania da Coelba, que leva ações de combate ao desperdício de energia para diversas regiões do estado, chega a Mar Grande, no Munícipio de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica. A Unidade Móvel oferece serviços como troca de lâmpadas e palestras sobre economia de energia, a partir desta segunda-feira (13) até o dia 18 de agosto (sábado).

O caminhão está estacionado na Praça Anísio Nelson de Brito, próximo ao Terminal Marítimo de Mar Grande, com atendimento das 13h às 16h30, na segunda-feira, de terça a sexta o atendimento será realizado das 8h às 16h30 e no sábado, das 8h às 11h. Os interessados podem trocar até cinco lâmpadas de sua residência, por opções mais econômicas como as lâmpadas de LED. Além disso, será possível aprender mais sobre eficiência energética com as palestras que acontecerão no local e o Manual de consumo consciente disponibilizado para os consumidores.

Para participar, é necessário ser cliente residencial ou rural-residencial, ser morador de comunidade popular ou estar cadastrado na TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), apresentar a conta de energia do mês de julho de 2018 paga, não ter débitos com a Coelba, nem ter trocado lâmpadas em projetos da Coelba nos últimos seis anos (limite máximo de oito lâmpadas).

A Coelba realizará ainda um levantamento sobre as instituições locais, da rede estadual ou municipal (escolas, unidades de saúde etc.), para substituir o sistema de iluminação de prédios públicos. Os pré-requisitos para essas instituições são: funcionar durante os três turnos, manhã, tarde e noite, participar da palestra sobre o projeto, permitir a realização de medições de consumo de energia e potência dos equipamentos e se responsabilizar pelo processo durante a ação. No ato da troca, é preciso também entregar as lâmpadas antigas (potência igual ou superior a 15W.

A iniciativa, que faz parte do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, já passou por vários municípios baianos e tem o objetivo de orientar sobre o uso consciente e seguro da energia elétrica e incentivar a troca de lâmpadas menos eficazes (incandescentes, halógenas e fluorescentes) pelas de LED. Depois de Vera Cruz, ainda este mês, segue para o município de Itaparica, onde ficará estacionado, a partir do dia 27 de agosto, até o dia 1º de setembro.

Notícias Relacionadas