Toffoli será o mais longevo da história do STF

CLÁUDIO HUMBERTO

Além de ser o mais jovem ministro a assumir a Presidência do Supremo Tribunal Federal (com apenas 50 anos), Antonio Dias Toffoli também será quem passará mais tempo como ministro da Corte. Os campeões atuais são Hermínio do Espirito Santo, com 10.951 dias, seguido por André Cavalcanti d’Albuquerque que foi ministro por 10.835 dias. Ambos no início do século passado. Toffoli completará 75 anos após 12.074 dias no cargo e será o recordista absoluto no STF.

Ministro Dias Toffoli durante sessão da Segunda Turma do STF. (Divulgação)

OS MAIS ANTIGOS
Espírito Santo e d’Albuquerque foram ministros antes de haver aposentadoria obrigatória, que hoje é de 75 anos.

COMPARAÇÃO MODERNA
Apesar de ser um ano mais jovem que Toffoli, o ministro Alexandre de Moraes passará 7 anos a menos no STF que o novo presidente.

BOI NA LINHA NO DETRAN/PE
O Detran do governo Paulo Câmara (PSB-PE) prejudica quem compra carro financiado, cujos contratos devem ser registrados. Empresas do setor oferecem descontos pelo registro, mas esses contratos caem por “problemas no sistema”. Quem cobra preço cheio não tem problemas.

JAIRZINHO PAZ E AMOR
Jair Bolsonaro (PSL) esteve quase irreconhecível no debate. Alguém o convenceu a não polemizar com ninguém para evitar fuga de eleitores. Acabou parecendo o que não é, e isso se refletiu nas pesquisas.

HELENO POR PERTO
Vice preferido dos eleitores de Jair Bolsonaro, caso ele fosse buscar desnecessariamente na caserna o companheiro de chapa, o general Augusto Heleno fez parte do staff do candidato na Band.

ALCKMIN SE PREPAROU
Desde a chegada ao prédio da Band, para o debate de quinta (9), Geraldo Alckmin (PSDB) mostrou que era o candidato mais focado, aquele que parecia haver se preparado para aquele momento.

PROPOR NÃO É VENCER
O candidato tucano Geraldo Alckmin foi quem mais fez propostas no primeiro debate da eleição presidencial, na Band: nove, em temas diversos. Só não propôs medidas em dois temas segundo a consultoria Arko Advice. O que menos fez propostas foi Henrique Meirelles (MDB).

SEU DINHEIRINHO
O “Impostômetro” da Associação Comercial de São Paulo registra que já foram pagos este ano R$ 1,42 trilhão em impostos até ontem, este ano. Aplicado na poupança, isso renderia R$ 11 milhões por hora.

DECISÃO CONTRA LULA
Segundo análise eleitoral do banco BNP Paribas, o 8º maior do mundo, a decisão final da Justiça Eleitoral sobre Lula deve ser contrária ao petista. E até estima uma data para o último recurso do PT ao STF: 10 de setembro, uma semana antes do limite da troca de candidatos.

MUDOU MUITO E PAROU
Desde a abertura, a maior renovação da Câmara se deu em 1990, quando 61,8% dos deputados federais eleitos eram candidatos novos. Desde lá, a proporção de novos deputados nunca mais foi tão grande.

PENSANDO BEM…
…Cabo Daciolo faz Bolsonaro parecer normal.

Coluna de Cláudio Humberto. Clique AQUI e leia mais.

Notícias Relacionadas