Codecon notifica sete estabelecimentos em Operação Dia dos Pais

No primeiro dia de operação, a ação foi realizada nos shoppings da Gente, da Bahia e Salvador (Foto: Bruno Concha/Secom)

Durante a semana que antecede as comemorações pelo Dia dos Pais, a Diretoria de Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia a operação de fiscalização sobre a venda de produtos para o Dia dos Pais. Nesta segunda-feira (06), foram vistoriados 65 estabelecimentos: sete notificados por ausência de informação de preço, dois por falta de placa informativa para atendimento preferencial aos mais de 80 anos e um por ausência de informação para pagamento com cartão ou à vista.

No primeiro dia de operação, a ação foi realizada nos shoppings da Gente, da Bahia e Salvador. No decorrer da semana, lojas de utensílios e artigos masculinos, barbearias, bares e restaurantes serão visitadas. A ação segue até sexta-feira (10) e, de acordo com o órgão, a meta é de que 300 estabelecimentos sejam supervisionados, número que ultrapassa a operação de 2017, quando 203 estabelecimentos receberam a fiscalização.

“Vamos potencializar as ações da Semop, através da Codecon, neste período festivo, visando coibir abusos e garantir que as relações consumeristas aconteçam de acordo com a lei, sem dores de cabeça. Neste sentido, a fiscalização é o meio mais eficiente para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, garante o gestor da Semop, Marcus Passos.

Segundo o diretor da Codecon, Alexandre Lopes, o consumidor deve estar atento às informações em língua portuguesa que estão na embalagem do produto como: instruções de uso; características; registro no órgão competente; prazo de validade; composição; volume/quantidade; condições de armazenamento e identificação sobre o fabricante/importador; e se o preço está devidamente afixado. No caso de divergência na hora do pagamento, o consumidor fica com o mais barato.

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