Brasileirão da Série B: cinco jogos encerram o primeiro turno neste sábado.

O Fortaleza lidera a Série B há 14 rodadas. É uma campanha invejável. É o campeão do turno.(Créditos: Leonardo Moreira/Fortaleza EC)

Neste sábado (4), cinco partidas fecham o primeiro turno do Brasileirão Série B. A bola começa a rolar às 16h30 para o confronto entre o líder Fortaleza e Coritiba, na Arena Castelão. O Tricolor de Aço está na primeira posição há 14 rodadas seguidas e vem de uma série de três jogos sem derrota. Jogando em casa, o time cearense tem seis vitórias, um empate e apenas duas derrotas.

Com o título simbólico do turno já garantido, o meia Marlon reiterou que a equipe precisa manter o foco para seguir na ponta durante a segunda metade da competição.

– Um primeiro turno muito bom, fomos simbolicamente campeões com uma rodada de antecedência e temos ainda esse jogo chave que é importantíssimo a gente chegar com 37 pontos nesse virada de turno. Nosso objetivo maior é o título e, com ele, consequentemente vem o acesso – afirmou o meia do Fortaleza.

Do outro lado, o Coxa também chega para o duelo com uma sequência de três jogos de invencibilidade. Além disso, a equipe não foi vazada nos últimos dois jogos. Em sétimo lugar, com 28 pontos, a equipe busca a segunda vitória consecutiva fora de casa para entrar no grupo dos quatro primeiros. O zagueiro Rafael Lima, que chegou ao Coritiba no dia 17 de julho e ainda não foi derrotado, falou sobre a dificuldade da partida contra o Fortaleza, mas manteve a confiança em conseguir um bom resultado.

– Será um grande jogo. O Fortaleza é o líder da competição de forma merecida. Sabemos a dificuldade que vamos encontrar, ainda mais atuando na casa deles. Mas posso garantir que estamos fazendo uma grande semana de trabalho, e confio que voltaremos de lá com um excelente resultado – comentou o zagueiro.

Além do duelo entre Fortaleza e Coritiba, outras duas partidas também acontecem no mesmo horário. No Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), o Brasil-RS recebe o Goiás. O time gaúcho é o 18º colocado, com 18 pontos, e busca sair da zona do rebaixamento. Todas as vitórias que o Xavante conseguiu até agora foram justamente jogando em casa. Já o Esmeraldino, oitavo colocado com 27 pontos, pode entrar no G-4 nessa rodada caso vença seu jogo e Avaí e Coritiba não ganhem.

Para isso, conta com um bom retrospecto de quatro vitórias em oito jogos fora de casa. No Serra Dourada, em Goiânia (GO), se enfrentam Vila Nova-GO e São Bento-SP. O time goiano, que ocupa a nona posição com 27 pontos, conquistou apenas duas vitórias como mandante até o momento e busca melhorar seu desempenho para alcançar o grupo dos quatro primeiros. O Azulão, por outro lado, ainda não venceu como visitante e está na 12ª posição, com 24 pontos.

Um pouco mais tarde, às 19h, a Ponte Preta recebe o Avaí no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). A Macaca está há três jogos sem vencer e precisa do resultado positivo para não ficar distante da parte de cima da tabela. O time está em décimo lugar com 25 pontos, quatro a menos que o quarto colocado. Já o Leão da Ilha pode terminar o turno no G4 da Série B em caso de vitória. A equipe catarinense está na sexta posição, com 28 pontos, e não perde há quatro jogos. Em nove partidas longe de seus domínios, o Avaí tem cinco vitórias. Artilheiro do time na competição com seis gols, Renato enalteceu o aproveitamento fora de casa.

– Sabemos que será um jogo extremamente difícil. Jogar com a Ponte Preta lá é sempre complicado, mas vamos tentar manter a mesma pegada dos outros jogos fora de casa para que a gente retorne ao grupo dos quatro primeiros colocados – falou o lateral que vem atuando como meia.

Por fim, às 21h, Sampaio Corrêa-MA e Criciúma-SC fazem o último confronto do primeiro turno, no Castelão, em São Luís (MA). As duas equipes estão na zona de rebaixamento e precisam da vitória para respirar na competição. O Tubarão é o penúltimo colocado, com 16 pontos, e não vence há oito rodadas. Para o Tigre, uma vitória simples tira o time do grupo dos quatro últimos. A equipe catarinense está na 17ª posição, com 20 pontos, e vem de uma sequência de três jogos de invencibilidade.

Confira a classificação atualizada da Série B do Campeonato Brasileiro:

Notícias Relacionadas