Prefeitura participa de projeto do TRE-BA para conscientização eleitoral de jovens

O prefeito ACM Neto participou do evento Políticos do Futuro desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). G governador Rui Costa também esteve presente.

A conscientização dos futuros eleitores sobre a importância do voto feito de forma prática: uma eleição para definir os candidatos mirins a deputado, vereador, prefeito e governador. De forma lúdica e participativa, alunos de escolas municipais e estaduais estiveram presentes no encontro Políticos do Futuro, desenvolvido na Bahia pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) e abertura ocorrida nesta terça-feira (31), no Teatro do Iceia, no Barbalho. A cerimônia contou com as presenças do prefeito ACM Neto, do governador Rui Costa, do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luiz Fux, e do presidente do TRE-BA, José Edivaldo Rotondano, dentre outras autoridades.

A iniciativa é uma ampliação do projeto Eleitor do Futuro e visa promover um grande encontro com estudantes das escolas da rede pública de ensino. A intenção é de que, através de uma eleição simulada com urna eletrônica, os jovens possam ter a experiência de conhecer de perto o trabalho de representantes de alguns cargos eletivos. Em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (Smed), quatro escolas municipais participaram desta edição: Pirajá da Silva (Liberdade), Elysio Athayde (Cajazeiras V), Maria Constança (Mata Escura) e Alfredo Amorim (Ribeira).

Na ocasião, ACM Neto salientou aos jovens a importância de participar do processo político desde cedo, apresentando como exemplo a própria experiência: desde a eleição para síndico mirim, aos dez anos, passando por lideranças e grêmios estudantis, até chegar a cargos eletivos, como o de prefeito de Salvador. “A participação na política estudantil fez com que eu descobrisse a vocação para a carreira, por isso é tão importante essa atividade nas escolas. É uma iniciativa que vem em boa hora, pois o Brasil, principalmente neste momento, precisa da participação dos jovens na política. O TRE e o TSE estão de parabéns pela ação. E depois, quem sabe, vocês (alunos) também vão descobrir essa vocação para a vida pública.”

“O intuito do Políticos do Futuro é formar cidadãos conscientes do próprio papel na sociedade, além de despertar a consciência política. A democracia deve ser exercida com transparência, responsabilidade e senso de justiça. Os jovens serão os responsáveis por transmitir os valores de liberdade, igualdade e respeito com o país”, salientou o presidente do TRE-BA, José Rotondano.

Para o ministro Luiz Fux, a ação é a realização de um sonho da Justiça Eleitoral. “A ideia é formar uma frente cidadã, transmitindo nos colégios noções básicas de cidadania para a formação de políticos do futuro. Afinal de contas, o Brasil precisa dessa juventude”, arrematou.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *