Aumento de passagens expõe mentira da Anac

CLÁUDIO HUMBERTO

O aumento médio de 7,9% nas passagens aéreas no primeiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2017, serviu para comprovar que era mentirosa a previsão de queda nos preços da própria “agência reguladora”, ao criar para as empresas o milionário negócio da cobrança pelo transporte de bagagens. Na ocasião, a Anac prometeu que a cobrança de malas levaria à redução dos preços das passagens.

A Anac criou para as aéreas a milionária cobrança pelo transporte de bagagens.

COMPARAÇÃO IDEAL
A Anac nem se dá ao trabalho de explicar como permite que o aumento das passagens represente quase quatro vezes a inflação do período.

NINGUÉM TASCA
Além da Anac, as empresas têm um forte aliado para manter a lucrativa cobrança de malas: o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia.

NEM O PINÓQUIO
Nova lorota da Anac: só em 5 anos será “percebido” o efeito da cobrança das malas. Mas os bolsos de muita gente já o percebem.

CRISE ZERADA
A visita do vice primeiro-ministro do Vietnã, Vuong Dinh Hue, nesta segunda (2), marca o fim da crise provocada pela grosseria de Dilma, em 2013, cancelando audiência a Nguyen Phu Trong, herói e líder do PC do Vietnã, que veio ao Brasil sob a garantia de que seria recebido.

PRAZO IRRAZOÁVEL
O ministro Gilmar Mendes arquivou inquérito contra o senador Jorge Viana (PT-AC) inconformado com o que chama de “prazo irrazoável” de duração da investigação, que se arrastava há mais um ano.

TUDO MUITO SUSPEITO
A MP 822, de Temer, prolongou a MP 651, de Dilma, autorizando a comprar passagens com cartões corporativos. Assim, as empresas aéreas são os únicos fornecedores do governo a serem pagos à vista.

BATE PRONTO
A decisão do STF de sepultar de vez o imposto sindical obrigatório nem havia sido publicada e o senador Paulo Paim (PT-RS) disse que vai apresentar projeto para recriá-lo. Te cuida Paim, é ano de eleição.

ESTRATÉGIA DEFINIDA
Depois de comprar 78% da ALE combustíveis, a americana Glencore anunciou que “a maioria do aumento da demanda será atendida por importações”. Existe suspeita de que seja de etanol de milho dos EUA.

LUZ SOBRE ELE
Deputados de oposição querem investigação sobre como foi indicado Rogério Scarabel Barbosa para diretor da “agência reguladora ANS”, que cuida dos planos de saúde. Ao ser indicado, ele era sócio de um escritório de advocacia que defende interesses dos planos de saúde.

NÃO É SÓ UM CENTAVO
A frase “posso dar o troco de bala” motivou o projeto de lei que classifica a prática como abusiva. Para o autor, Chico Lopes (PCdoB-CE), pior são as empresas ficarem com R$ 0,01 de milhões de vendas.

QUE TAL?
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado vai discutir punição para a concorrência desleal. Devia aproveitar a oportunidade e criar concorrência para a Petrobras, que monopoliza o setor de combustíveis.

PERGUNTA NO AEROPORTO
O que você nota primeiro quando vê a Anac, as pernas curtas ou o nariz comprido?

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *