O Brasil é popularmente conhecido, dentre muitos outros pontos, por ser o berço de grandes talentos do futebol reconhecidos mundo afora como Pelé, Ronaldo, Ronaldinho e Neymar, além da paixão do brasileiro pelo futebol. Segundo a Ipsos, dos 42,8 milhões de brasileiros entrevistados no 2º semestre do ano passado, 40% respondeu ter interesse ou grande interesse por futebol, sendo que 25% afirmou frequentar estádios. A popularidade do esporte no país é capaz de unir uma nação inteira a cada 4 anos que torce pela vitória nacional no maior evento futebolístico: a Copa do Mundo. De acordo com a Fifa, só no Brasil foram vendidos 72.512 ingressos para os jogos.
Ao comparar o volume de buscas na internet, a Bahia aparece liderando na região do Nordeste, com aproximadamente 14.800 registros de pesquisa no Google só em maio, 22% a mais do que em abril. Dentre os produtos citados, os que mais tiveram aumento de procura no Google de abril para maio foram: “camisa do Brasil” com 236%, seguido de “figurinhas da Copa” (122%), “TV em promoção” (85%) e “álbum da Copa” (21%). Os demais termos mantiveram o volume de pesquisa.
Dados obtidos no Google no mês de maio ajudam a destacar e provar todo esse amor pelo esporte mais querido nacionalmente, sendo até possível afirmar que mesmo aqueles que vão acompanhar os jogos em casa parecem estar interessados em saber sobre o evento, e até mesmo pôr a mão no bolso para consumir determinados produtos a fim de garantir a “presença” nos jogos mesmo à distância, e com muito estilo. A plataforma de descontos Cuponation compilou em um infográfico interativo dados coletados do buscador online acerca de algumas palavras-chaves relacionadas à Copa. Confira a seguir alguns detalhes.
No Brasil, entre o período de abril e maio houve um crescimento de 22% pela procura de “televisão” na internet. Outro detalhe interessante é o aumento de 50% pela procura do termo “cupom de desconto TV”, e 82% por “TV em promoção” no mesmo intervalo citado. Sinal que os consumidores estão atentos às promoções e oportunidades oferecidas muitas vezes no varejo online, com preços competitivos em relação às lojas físicas. Curiosamente, outro produto popular entre os brasileiros mostrou estar mais procurado pelos consumidores: “celular com tv”, 22% mais procurado no mês de maio, uma alternativa portátil para assistir as partidas.
E para acompanhar os jogos? Uma das bebidas mais populares entre os brasileiros, a cerveja, registrou um aumento de 50% na procura pelo termo específico “kit cerveja”, e 23% para “cerveja gelada”. Os consumidores com o paladar mais rebuscado também mostram que estão à procura de algo diferenciado para consumir: a busca por “cervejas importadas” cresceu 23% de abril para maio.