Exame pré-natal não invasivo identifica alterações genéticas no feto

Teste identifica Síndrome de Down, entre outras alterações, possui precisão superior a 99% e pode ser feito a partir de 10 semanas de gravidez (Foto: Divulgação)

A Diagnoson a+ amplia seu portfólio de exames e coloca em rotina o exame pré-natal não invasivo (NIPT), voltado para determinar o risco de alterações genéticas no feto (trissomias fetais) a partir de 10 semanas de gestação. O teste, realizado por meio de amostra de sangue, é capaz de identificar 99,5% dos casos de Síndrome de Down, bem como outras alterações menos conhecidas, como as síndromes de Edwards, Patau, Turner, Klinefelter e Triplo x. Em Salvador, a clínica também disponibiliza o exame por meio de seu serviço de coleta domiciliar em Salvador, com isenção da taxa de deslocamento.

O diagnóstico é feito com base no DNA principalmente da placenta a partir de amostra de sangue da mãe, coletada sem a necessidade de preparo prévio. A metodologia inclui uma opção de análise de cromossomos X e Y, que fornece informação sobre alterações numéricas dos cromossomos sexuais e o sexo fetal. Devido ao seu alto grau de assertividade, o exame reduz a necessidade de realização de outros testes invasivos, como biópsia de vilo corial e amniocentese, realizados a partir da amostra da placenta e de punção do líquido amniótico respectivamente, que podem trazer risco de aborto.

Por ser um teste de alta sensibilidade, que não traz riscos à gestão, e que contribui para diminuir a ansiedade da gestante, o NIPT pode ser indicado para qualquer cliente grávida, inclusive para gestações gemelares ou gestações oriundas de fertilização in vitro. Além disso, pela alta acuracidade ao determinar o risco de alterações genéticas no feto durante a gravidez, o exame também é indicado para gestantes que apresentam alterações nos exames ultrassonográfico ou translucência nucal, mulheres com mais de 35 anos ou que tenham histórico familiar de alteração cromossômica.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *