Corpo de Bombeiros e Conder firmam parceria no Centro Histórico

Prédio do Corpo de Bombeiros, na Ladeira da Prça/Baixa dos Sapateiros (Foto: Conder)

O Quartel do Corpo de Bombeiros, na Barroquinha, terá as instalações elétricas reformadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), incluindo uma nova subestação dentro do prédio. A iniciativa integra uma série de ações entre as duas instituições e reforça a parceria em prol da reabilitação do Centro Antigo de Salvador, iniciada em 2014, quando a fachada e instalações internas do prédio da corporação foram reformadas e o Governo do Estado pôde devolver à comunidade um símbolo da história da Bahia.

Nesta semana, o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), Maurício Mathias, junto com equipe técnica, se reuniu com o comando geral do Corpo de Bombeiros, instalado no Quartel da Barroquinha, para entregar a proposta de reforma da parte elétrica, além do termo de cessão de uso de um terreno na Rua do Gravatá para atender as necessidades da corporação. 

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo, a parceria entre as duas instituições tem uma grande importância não somente pela recuperação e restauro da fachada e estrutura interna com aproveitamento dos múltiplos espaços, mas representa o resgate histórico, com a continuidade da recuperação integral de toda a edificação, para que ela esteja integrada ao projeto de reabilitação do Centro Antigo de Salvador. 

A presença do Comando Geral do Corpo de Bombeiros na região do Centro Histórico de Salvador reforça a importância de ocupação deste território, trazendo mais segurança e atrativo para a região. Em 2014, foi concluída a primeira etapa de recuperação do prédio. Agora, damos continuidade a essa parceria que trará benefícios para a comunidade, que poderá ser atendida com mais qualidade e para os funcionários com instalações mais adequadas para exercerem suas atividades”, declara Maurício Mathias.

O quartel do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), na Barroquinha, completou 100 anos em 2017. Desde 2010, o prédio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Ele representa um marco arquitetônico e histórico no Centro Histórico de Salvador. Cerca de 100 pessoas trabalham no local, com atividades administrativas de Comando, SubComando e o 1º GBM, que combate incêndios desde o bairro de Paripe até o Rio Vermelho.

Reforma do Quartel

A primeira etapa da reforma do Quartel do Corpo de Bombeiros foi concluída em 2014, com investimentos estaduais de R$ 6,2 milhões. A requalificação da unidade implica numa maior integração entre a corporação e a comunidade, com a abertura do prédio ao público, que, assim, terá a oportunidade de conhecer a história da instituição.

Foram executados parte das instalações elétricas e hidráulicas, assim como serviços de drenagem e esgoto, pintura, pavimentação do pátio central, além de reservatórios, instalação de elevador, construção de auditório, recuperação e estabilização de fachadas, restauração e recomposição de elementos e recuperação e reforço da cobertura e estrutura metálica.

Notícias Relacionadas