970×90

Embarque de bicicletas no Metrô de Salvador é liberado aos sábados e domingos

A permissão do embarque de bicicletas nos trens será liberada aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema, mas sempre no último vagão. (Foto: Secom)

A partir do próximo dia 5, os ciclistas vão poder viajar no metrô com a sua bicicleta do Centro ao Aeroporto ou até Pirajá, fazendo o trajeto das duas linhas, que contabilizam 33 quilômetros de extensão. A campanha Vá de Bike no Metrô, promovida pela CCR Metrô Bahia, tem o objetivo de incentivar o uso da bicicleta integrada ao metrô.

Atualmente, apenas as bikes dobráveis dentro de capa própria podem ser transportadas e o usuário também pode utilizar os bicicletários já em operação. Outros bicicletários estão em fase de implantação nas estações para facilitar o ir e vir dos usuários. Os ciclistas também ganharão 12km de ciclovia no canteiro central da Avenida Paralela, prevista para ser entregue ainda neste primeiro semestre. Também faz parte do contrato de concessão do sistema, a implantação de uma pista de caminhada junto à ciclovia.

De acordo com o gestor de Atendimento e Operação da CCR Metrô Bahia, Hamilton Trindade, a campanha é um passo muito importante para viabilizar a integração física e promover a mobilidade urbana em Salvador e segue os moldes de sistema metroviários em todo o mundo. “A permissão de bicicletas para viagem no metrô é mais um incentivo à intermodalidade e uma tendência em todo o mundo que favorece, sobretudo, o indivíduo e o meio ambiente”, destaca.

A permissão do embarque de bicicletas nos trens será liberada aos sábados, a partir das 14 horas, e nos domingos e feriados, durante todo o horário de funcionamento do sistema. Para acessar o sistema com a bike, o usuário precisa validar seu cartão na linha de bloqueio (catraca) e comunicar ao Agente de Atendimento e Segurança (AASs) para liberar a entrada do equipamento. O embarque deverá ser feito, exclusivamente, pela última porta do último vagão, sempre dando prioridade aos usuários, e só serão permitidas duas bikes por trem.

Notícias Relacionadas

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *