Santanense é a nova parceira do movimento ‘Sou de Algodão’ da Abrapa

Rogério Gonçalves, diretor de Marketing da Santanense.

Uma das mais longevas indústrias têxteis do Brasil, a Santanense, empresa do Grupo Coteminas, juntou-se esta semana ao movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), que tem por objetivo aumentar a participação da matéria-prima no mercado interno, através da conscientização do consumidor final para os diferenciais da fibra natural. Com a chegada da Santanense, já são quase trinta parceiros ligados à causa, dentre empresas de confecção, varejo, indústrias têxteis e ONGs.

A Santanense foi fundada em Minas Gerais, 1891, e foi uma das primeiras mil empresas brasileiras. Dos 32 teares iniciais, no final do século XIX, a Santanense construiu uma história de liderança. Hoje, sua produção é de aproximadamente 60 milhões de metros lineares de tecidos, fabricados em três unidades industriais, localizadas em Montes Claros, Pará de Minas e Itaúna, todas em Minas Gerais, com sede administrativa em Belo Horizonte. O algodão é a principal matéria-prima da indústria. Está presente em dois terços dos 4,5 milhões de metros lineares que a Santanense fabrica mensalmente. A produção é dividida em duas linhas, Workwear, que representa 60% do total produzido, e Sportswear, equivalente a 40%. Nesta última, a participação da fibra chega a 98%

Para Rogério Gonçalves, diretor de Marketing da Santanense, “apoiar o movimento Sou de Algodão, iniciativa da Abrapa que incentiva o uso de uma matéria-prima natural e que faz parte da história têxtil do Brasil é, com certeza, uma parceria de sucesso. A Abrapa é uma organização ética e engajada na busca de pesquisa, de inovações e da melhoria do algodão, fibra nobre, que, por suas características de ser natural, confortável e de proporcionar respirabilidade às peças, tem uso majoritário no mundo da moda”, finaliza Gonçalves.

De acordo com o presidente da Abrapa, Arlindo de Azevedo Moura, o engajamento da Santanense ao Sou de Algodão confere ainda mais peso ao movimento, e será um fator de influência para a chegada de novos parceiros. “A Santanense é um pedaço vivo da história do Brasil e da cotonicultura brasileira, e é uma grande honra tê-la conosco. Ela é uma das chamadas empresas ‘feitas para durar’ que são, justamente, aquelas que pensam e agem de forma sustentável, seja do ponto de vista econômico, social ou ambiental. Isso tem tudo a ver com o movimento Sou de Algodão”, afirma Arlindo Moura.

A iniciativa, lançada em 2016, reforça os atributos positivos do algodão, tanto por suas características de produto natural, biodegradável, confortável e antialérgico, quanto pela versatilidade da matéria-prima para produzir fios, tecidos e roupas.

Notícias Relacionadas