Terminal do governo obriga travessia a fazer paradas durante o feriadão

Navegando em Cima de Pedra – Com maré baixa, o canal de navegação do Terminal de Vera Cruz seca. Só resta pedra e areia. Os comandantes têm que fazer milagre e qualquer descuido a embarcação acaba encalhada nas pedras. Em tempo: o Terminal de Vera Cruz é do governo do Estado, que desde 2007, com Jaques Wagner, inicialmente, vem prometendo fazer a dragagem do canal e obras de requalificação. Acredite: o governo alega que ainda “não conseguiu” licença ambiental do Inema, órgão de meio ambiente dele, do governo.

A travessia marítima do Sistema Salvador- Mar Grande vai ser prejudicada com o período de maré baixa prolongada que começa nesta quarta-feira (28) e que se estenderá por mais seis dias. Hoje, o último horário saindo de Salvador será às 17h30 e não às 20h, como normalmente acontece. Já de Mar Grande para a capital os usuários serão atendidos até às 18h. A parada ocorre porque, com maré baixa, o terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, fica sem condições para operar devido à pouca profundidade do canal de navegação.

A travessia iniciou as operações hoje às 5h e registra fluxo tranquilo de embarque, tanto no Terminal de Vera Cruz como no Terminal Náutico, no Comércio. Oito embarcações estão em tráfego e o movimento de embarque é tranquilo, ocorrendo sem filas. Os horários de partida dos terminais ocorrem a cada 30 minutos e as condições de navegação na Baía de Todos os Santos são boas com mar calmo e ventos fracos.

Para quem vai embarcar para o Morro de São Paulo, os catamarãs têm boa procura hoje, mas ainda há vagas para todos os horários. A passagem custa R$ 95,20. Os horários, saindo de Salvador, são 8h30, 9h, 10h30, 13h e 14h30. Para quem sai do Morro com destino à capital, as saídas são às 9h, 11h30, 13h e 15h – este último horário é feito por dois catamarãs.

Morro de São Paulo/Passagens – Para aqueles que pretendem passar o feriadão da Semana Santa em Morro de São Paulo, a compra dos bilhetes deve ser antecipada para garantir a viagem com saída de Salvador, nos guichês das concessionárias Biotur, Ilha Bela e Farol do Morro, no Terminal Náutico, localizado no bairro do Comércio. Catamarãs fazem diariamente a travessia para a Ilha de Tinharé, município de Cairu, um dos locais mais procurados em feriados prolongados. A procura por passagens aumentou nos últimos dois dias e é importante que o usuário faça a sua programação antecipada.

A Astramab recomenda que os usuários evitem adquirir passagens fora dos guichês, já que em feriados prolongados muitos cambistas do transporte irregular para o Morro de São Paulo costumam atuar nas imediações do terminal. As escunas de turismo também devem ter grande procura no feriadão. Elas saem às 9h e retornam às 17h30. Denominado de “Passeio às Ilhas”, o tour inclui paradas na Ilha dos Frades e em Itaparica e sempre é muito solicitado pelos turistas. A tarifa custa R$ 50.

Notícias Relacionadas