Câmara Municipal homenageia vereadoras com painel no Dia da Mulher

Apesar de ainda não ser maioria, hoje a bancada feminina é a maior da história da Câmara de Salvador. São oito as vereadoras eleitas nessa legislatura. (Foto: CMS)

A presença feminina na história da Câmara Municipal de Salvador será homenageada no Dia Internacional da Mulher. Um painel com todas as vereadoras que exerceram e exercem mandato na Casa Legislativa será inaugurado nesta quinta-feira (8), às 10h, no Salão Nobre do Paço Municipal. “Vamos celebrar essa importante data, destacando o relevante papel que elas têm no Legislativo Municipal desde 1936, quando foi eleita a vereadora pioneira Laurentina Pugas”, afirma o presidente Leo Prates (DEM).

Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a homenagem destaca a importância das mulheres na história da Câmara. Ela, no entanto, avalia que a representação feminina na Casa ainda não corresponde ao peso das mulheres na sociedade. “Em Salvador somos 53% da população. Nós não podemos seguir sub-representadas nas esferas de poder. Somos maioria nas universidades, nas aprovações em concursos públicos, já provamos que temos força para estar em todas as áreas”, diz a parlamentar.

Apesar de ainda não ser maioria, hoje a bancada feminina é a maior da história da Câmara de Salvador. São oito as vereadoras eleitas nessa legislatura: Ana Rita Tavares (PMB), Cátia Rodrigues (PHS), Aladilce Souza, Ireuda Silva (PRB), Lorena Brandão (PSC), Marcelle Moraes (PV), Marta Rodrigues (PT) e Rogéria Santos (PRB).

Conforme Aladilce, esse número ainda é baixo e a pouca participação da mulher na política está relacionada com seu histórico social. “As meninas crescem brincando de casinha, os meninos cedo estão com um carro na mão”, exemplificou a vereadora. O painel ficará exposto no Salão Nobre até o final do mês, quando segue para o Memorial.
Ainda dentro da programação do Dia da Mulher, a comissão realizará no dia 23, às 14h, uma sessão solene com o tema “Mais mulheres na política”. A atividade contará com representantes de todos os partidos que compõem a bancada feminina da Câmara e ocupam cargos em outras esferas de poder.

Notícias Relacionadas