TV Bahia mostra cadáver às 7h da manhã no desespero por Ibope, diz site.

O repórter Vanderson Nascimento, com cadáver ao fundo, durante telejornal da Globo da Bahia. (Foto: Reprodução/Imagem TV Bahia)

Em segundo lugar no Ibope diurno em Salvador e ameaçada de cair para o terceiro, a afiliada da Globo da Bahia resolveu apelar. Ontem (26), no Jornal da Manhã, o equivalente ao Bom Dia São Paulo local, a TV Bahia exibiu o corpo de um homem morto, estirado no chão, como fazem os telejornais policiais de suas concorrentes da Record e do SBT não só na Bahia.

Em ampla reportagem, o site Notícias da TV , do Portal UOL, diz que foi a primeira vez que o jornalismo da Globo mostrou um cadáver em uma reportagem policial comum, em plena luz do dia _eram 6h49. A rede diz que houve um “erro de enquadramento”.

“A imagem do corpo de um homem morto apareceu no vídeo durante 40 segundos, em segundo plano, durante um link ao vivo do repórter Vanderson Nascimento. O jornalista praticamente não tinha nenhuma informação, o que reforça o caráter apelativo da imagem. Apenas contou que o corpo foi encontrado pela manhã caído na avenida Vasco da Gama e que não aparentava sinais de violência”, conta a reportagem do Notícias da TV, que é assinada por Daniel Castro.

Controlada pela família Magalhães, a Rede Bahia está sob forte pressão no Ibope. Há um ano perde para os telejornais diurnos da TV Itapoan, a afiliada da Record. Depois do apagão analógico, em setembro, passou a ficar atrás da rival durante quase todo o dia. Em janeiro, foi derrotada na média das 7h às 17h, por 10,6 a 10,2 pontos.

A situação piorou ainda mais em fevereiro, e a afiliada da Globo se viu ameaçada pelo SBT. Em vários horários, como o do Mais Você, tem ficado em terceiro lugar. Na última sexta (23), o Fala Brasil, que compete com o programa de Ana Maria Braga, cravou média de 13,6 pontos em Salvador. No horário, a Rede Bahia deu 3,9, menos da metade do que os desenhos de Silvio Santos (8,5). Até o Hoje Em Dia, que na Grande São Paulo é terceiro colocado, humilha a Globo baiana, com quase o dobro do ibope do Encontro com Fátima Bernardes.

Marcas consagradas como o Globo Esporte, o Jornal Hoje e o Vídeo Show não são páreo para o Balanço Geral Bahia, que registra audiência até 50% maior. A Sessão da Tarde perde para as reprises de novelas da Record. Numa tentativa de mudar esse cenário, a direção da Rede Bahia trocou o comando do jornalismo. Roberto Appel, depois de 15 anos, se aposentou e cedeu o cargo, logo após o Carnaval, para Eurico Meira da Costa, ex-Globo de Santa Catarina. Depois disso, os telejornais locais passaram a investir mais forte em noticiário policial. Procurada, a TV Globo negou que tenha mudado sua linha editorial, que recomenda expressamente que não se mostre imagens de cadáveres. Segundo a cabeça-de-rede, a Rede Bahia afirmou que foi “um erro de enquadramento”.

Fonte: Notícias da TV / Portal UOL

Notícias Relacionadas