Graer ajuda em transporte de rins para Rio Grande do Sul

Militares atenderam prontamente à solicitação da Central de Transplante para evitar inutilização dois rins
(Foto: Ascom/SSP)

Com a necessidade de serem rápidos, para garantir a sobrevivência de dois rins, os militares do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia conseguiram, na tarde desta quarta-feira (21), fazer em menos de 15 minutos o trajeto Base do Graer/ Hospital do Subúrbio/Aeroporto Internacional de Salvador. A rapidez garantiu o sucesso no envio dos órgãos para a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Às 13h20, a Central Nacional de Transplantes, com a qual o Graer já desempenhou outros trabalhos, solicitou ajuda em caráter de urgência, sob o risco de inutilização dos rins. Sete minutos depois, partiu do hangar da unidade, localizado, na área do Aeroporto Internacional de Salvador, o helicóptero Guardião 02.

Precisamente às 13h32, a aeronave pousou no Hospital do Subúrbio, pronta para receber o material. No local, uma equipe médica já aguardava os militares com os rins devidamente acondicionados em caixas térmicas. De imediato, os órgãos foram recolhidos e a guarnição do Graer voou de volta para o pátio da unidade. Lá, integrantes da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) deram prosseguimento ao protocolo e levaram os ruins até a zona de embarque doméstico.

O voo comercial para Porto Alegre partiu às 14h14. “De carro, todo esse trajeto demoraria pelos menos uma hora. Sempre ajudamos nos deslocamentos de órgãos, pois são situações onde a velocidade é fundamental. Alguns minutos a mais e vidas podem ser perdidas”, afirmou o comandante do Graer, tenente-coronel Renato Lima.

Notícias Relacionadas