Coelba oferece 270 vagas em curso gratuito para professores

O curso possui carga horária de 30 horas, sendo 24 horas presenciais, divididas em três dias, mais 6 horas de práticas com aplicação da metodologia nas escolas (Foto: Reprodução)

Com temática transversal, que pode ser aplicada a múltiplas disciplinas – como matemática, português e ciências – a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) oferece para educadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas e particulares um curso gratuito sobre uso seguro e eficiente da energia.

Estão disponíveis 270 vagas nas cidades de Feira de Santana e Senhor do Bonfim. Os educadores de Feira de Santana têm até o dia 25 de fevereiro para fazer a inscrição e os de Senhor do Bonfim até o dia 02 de março. Posteriormente, serão abertas turmas de formação também nos municípios de Barreiras e Vitória da Conquista.

A formação integra o Programa de Eficiência Energética da distribuidora, aprovado pela Aneel, e utiliza a metodologia Energia que Transforma – desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura em parceria com o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel/ Eletrobrás.

.

O curso possui carga horária de 30 horas, sendo 24 horas presenciais, divididas em três dias, mais 6 horas de práticas com aplicação da metodologia nas escolas, e tem como objetivo formar educadores que mobilizem as comunidades escolares sobre a utilização dos recursos naturais, compreendendo toda cadeia energética e incentivando o uso consciente de energia elétrica como forma de preservação do meio ambiente.

Ao todo, desde que foi iniciada em 2013, a qualificação já foi aplicada a 1.131 educadores no Estado. Foram formados professores, coordenadores pedagógicos e diretores de escolas de Salvador, Jequié, Jacobina, Serrinha, Alagoinhas, Caetité, Guanambi, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Barreiras.

A formação inclui um módulo de conteúdo com temas de eficiência energética, meio ambiente (desenvolvido em parceria com o WWF–Brasil) e segurança do uso da energia elétrica. Cada educador participante receberá o kit “Energia que Transforma”, formado por cinco cadernos de textos, um cartaz com a Linha do Tempo da Energia e um DVD com 10 episódios da série Vida de República, exibida pelo Canal Futura, 30 spots de rádio onde o locutor esclarece dúvidas dos ouvintes sobre questões relacionadas com energia, meio ambiente e sustentabilidade.

Notícias Relacionadas